fbpx

NADA É MELHOR DO QUE SE SENTIR EM PAZ NO NOSSO LAR!

Como a decoração influencia em nosso bem-estar

Diversos fatores podem interferir em nossa rotina, despertando sensações, influenciando em aspectos da saúde física e mental. E a decoração é um desses pontos de influência, porque está diretamente relacionada com nosso ambiente de segurança e conforto, o lar.

“Com o mundo cada vez mais urbano, nosso inconsciente busca elementos que encontramos na natureza, como cores, sons, aromas, ordem e organização, além das próprias plantas.”

No post de hoje, vamos te mostrar pontos que influenciam diretamente em nossas sensações e sentimentos, a partir de escolhas decorativas e organizacionais na rotina do lar.

Organização

Organizar os ambientes da sua casa é uma atitude que tem grande influência no seu bem-estar. Porque viver num espaço bagunçado, com muitos objetos acumulados, além de má ventilação e falta de limpeza, pode aumentar o nível de cortisol, hormônio responsável por gerar estresse e irritabilidade.

Isso pode causar diversos problemas de saúde a longo prazo, principalmente se a gente seguir o conceito de que nosso exterior reflete como estamos no interior, em nossa consciência.

Por isso, manter a casa arrumada, com móveis que ajudem a organizar seus pertences de forma prática, aumenta a sensação de tranquilidade e aconchego, mesmo que de forma inconsciente.

Outro ponto que tem relação com organização é o ato de arrumar a cama pela manhã. Já trouxemos aqui um texto sobre a importância de incluir essa atividade na rotina da casa: Benefícios de arrumar a cama todos os dias pela manhã.

Uso das cores

Como pontuamos, as cores que mais têm poder sobre nossos sentimentos são aquelas que encontramos mais facilmente em elementos da natureza. Mas também é algo muito particular, que pode influenciar cada um de formas diferentes.

Tons terrosos e menos saturados podem tornar os ambientes mais aconchegantes e receptivos. Cores vivas deixam os dias mais alegres e criativos, e ajudam a inspirar a rotina ativa da casa, e a expressar uma personalidade mais forte.

Ambientes muito claros, com paredes brancas e pálidas são mais utilizadas em espaços que precisam aparentar limpeza, principalmente em cozinhas e banheiros, que são ambientes que necessitam estar sempre limpos, e essas cores ajudam a ter esse parâmetro mais claro.

Além de fatores mais amplos, um método milenar chinês, o Feng Shui, estuda cada uma das cores e sua utilização nos ambientes, de acordo com campos energéticos identificados pelo baguá, como já trouxemos aqui anteriormente. Feng Shui – A técnica chinesa para deixar sua casa mais harmônica.

Aromas

Nosso bem-estar e conforto também dependem da limpeza do espaço em que vivemos, o que está vinculado diretamente com cheiros e aromas.

Para tornar o convívio ainda mais confortável e prazeroso, por que não usar aromas que a natureza proporciona por meio dos óleos essenciais e aromatizadores de ambientes? Deixar a casa sempre cheirosa, com algo que te acalme e inspire a viver com mais qualidade e bem-estar é algo simples de incluir na decoração.

“Velas, aromatizadores de ambientes, difusores de óleos essenciais, incensos, entre outros, são opções que além de deixar a casa muito mais cheirosa e agradável, podem ser itens decorativos super criativos e bonitos.”

Iluminação

Outro ponto na decoração que influencia diretamente em nosso bem-estar dentro de casa é o uso da iluminação certa para cada ambiente e momento do dia.

Luzes com tons mais quentes são perfeitas para deixar a casa mais aconchegante, enquanto as mais fortes em tons frios são ótimas para os cômodos que precisam de mais foco e atenção direta. Você encontra mais explicações e dicas de como escolher as luminárias e lâmpadas ideias no link a seguir: Iluminação: Como isso influencia o ambiente?

Personalização

Quanto mais nos identificamos com a casa em que vivemos, mais sensação de aconchego e satisfação teremos na rotina. Decorar a casa com itens que te representem é algo essencial para tornar o ambiente mais personalizado e com cara de lar de verdade.

Plantas

Colorir a casa com plantas e flores é uma das coisas que mais proporcionam alegria no dia a dia. Dos pequenos vasos, jardins verticais a um quintal cheio de vegetação ou horta, não importa o tamanho e quantidade, mas a natureza presente na casa sempre deixa a decoração muito mais bonita e completa.

Memória Afetiva

A sensação de pertencimento pode se expressar em forma de objetos como porta-retratos, quadros de alguém especial, heranças da família e peças em forma de lembranças de momentos felizes.

“Inserir boas memórias na decoração da casa é uma forma de deixar o lar mais pleno, proporcionando mais sensação de bem-estar e alegria na rotina, mesmo que de forma inconsciente.”

Os tópicos que indicamos hoje são uma forma de mostrar a importância que os detalhes têm na decoração.

As tendências existem para guiar nossas escolhas decorativas, mas nossa emoção e nossas escolhas são prioridade, de acordo com o objetivo que temos para transformar a casa em lar.

A Camesa está presente em milhões de casas brasileiras, sempre buscando mais aconchego e prazer no dia a dia de cada um, tornando todas as casas em lares.

Escrito por: Thaís Xavier – Arquiteta, Urbanista e Designer | DezoitoCom PR

2 thoughts on “Como a decoração influencia em nosso bem-estar

  1. Estou prestes a inaugurar uma loja de CAMA BANHO E MESA, no shopping D Zona norte de São Paulo, como não tenho muita experiencia nesses produtos, preciso de auxilio de um(a) vendedor (a) ou representante paras confeccionar o pedido inaugural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Fale com um atendente.
Olá!
Sou a Teresa da Camesa em que posso ajudar?