fbpx

Manter o ambiente organizado ajuda no crescimento dos pequenos!

ORGANIZANDO O QUARTO DAS CRIANÇAS DE FORMA PRÁTICA

Quem tem criança em casa entende a dificuldade de manter os ambientes organizados, não é mesmo? Esse problema pode ser resolvido com passos simples, que vão permitir a criatividade dos pequenos fluir, num espaço organizado e pensado no bem-estar deles, evitando a bagunça incontrolável.

“O quarto é o ambiente em que os pequenos se desenvolvem e se expressam de forma mais livre.”

Porém, delimitar os espaços específicos para cada coisa pode auxiliar no desenvolvimento do seu filho, que vai aprender a ter responsabilidade e cuidado com as próprias coisas, auxiliando também na hora de colocar tudo de volta no lugar.

Aprenda algumas técnicas simples para te auxiliar na hora de arrumar o quartinho das crianças.

Caixas organizadoras transparentes

Uma das melhores formas de deixar os brinquedos organizados e fáceis de serem encontrados é utilizando caixas transparentes, que existem em diversos tamanhos e formatos. Elas servem para separar os brinquedos por tipo e uso dos pequenos, ficando mais fácil escolher com qual brincar em cada momento.

Podem ser dispostas no chão, em prateleiras, nichos ou dentro de armários, sempre na altura dos pequenos, para poderem escolher e guardar depois com mais autonomia.

Armários

Você pode separar alguns brinquedos e materiais maiores, que não são usados com tanta frequência dentro do armário, para não ficarem aparentes. Ainda utilizando caixas transparentes ou cestos, para que eles não fiquem espalhados pelo quarto.

Espaços de brincar

Se você tem um pouco mais de espaço para aproveitar no quarto dos seus filhos, o ideal é segmentar uma área pró pria para brincadeiras. Com um tapete confortável, almofadas, brinquedos e materiais artísticos. De preferência, esse espaço deve ter uma mesinha com cadeira, numa altura apropriada para crianças, para que possam expressar seus dons artísticos e criatividade de forma confortável.

Cores

Uma boa maneira de delimitar os espaços dentro de um quarto infantil é utilizando cores para cada segmento.

Na área de descanso, próximo da cama, é aconselhável usar tons de azul, de preferência azuis-claros, para criar um momento mais acolhedor na hora de dormir. Para a área de criatividade e estudos, utilize o amarelo ou laranja, porque são cores estimulantes e alegres. Já para o espaço das brincadeiras, abuse do uso das cores. Ou utilize uma cor base mais neutra, já que a maioria dos brinquedos são bem coloridos. Assim, você consegue delimitar as áreas, facilitando a percepção dos pequenos.

Local de estudos

Como falamos antes, é ideal que haja uma mesinha com cadeira, num tamanho próprio para crianças, numa parte do quarto voltada para estudos, leitura e criatividade. Existem diversos modelos que se encaixam em quartos de todos os tamanhos. Como base para te ajudar a escolher o modelo ideal, confira nosso post sobre como montar um Quarto Montessoriano, para entender mais sobre esse método que prioriza a autonomia das crianças, respeitando seu desenvolvimento social e neurológico.

Prateleiras

Para arrumar alguns brinquedos e livros, é essencial instalar prateleiras no quarto das crianças, para que elas possam visualizar e agir de forma espontânea e autônoma.

Você pode pensar numa altura acessível para os pequenos, para os objetos de uso diário. E uma altura mais alta, para ganhar espaço vertical de armazenamento de outros objetos, ou para apoiar caixas organizadoras.

Cama com gavetas

Como a maioria dos quartos hoje em dia são pequenos, quanto mais área de armazenamento melhor, não acha?

É possível ganhar mais espaço com móveis multiuso, como camas com gavetas, que facilitam também o acesso a objetos e brinquedos pelas crianças, principalmente se a cama for mais baixa.

Ganchos

Peças como roupões, jaquetas e mochilas podem ficar dispostas em ganchos no quarto das crianças, numa altura acessível. É possível criar uma composição diferente com ganchos e suportes, deixando a parede ou a parte de trás da porta mais divertida e prática. Eles te ajudam a ganhar espaço vertical também, principalmente em ambientes pequenos.

Tapete

Quarto infantil é sinônimo de conforto, seja para o momento brincadeira ou para o descanso.

Para deixar o espaço mais atraente e confortável para todos os momentos dos pequenos, é ideal que tenha tapete, que permite um universo de imaginação para as crianças, além de deixar o quarto mais colorido e bem decorado.

Procure modelos acolchoados, em tecido soft ou pelúcia, principalmente porque são fáceis de lavar ou limpar e aumentam o espaço útil do ambiente, permitindo brincadeiras no chão, ou aquele momento de leitura com muito conforto.

Cestos e caixas

Além de todas as opções que trouxemos, existem ótimos ajudantes para a organização do quarto das crianças, como os cestos e caixas, de madeira, plástico ou fibras naturais.

Eles são muito úteis para separar brinquedos, roupas e roupas de cama, seja dentro dos armários ou em prateleiras, facilitando na hora de guardar tudo de volta, e sempre saber onde encontrar determinada peça.

“Essa é uma forma de educar os pequenos a serem mais autônomos, na hora de escolher um brinquedo e depois para guardar de volta, sempre mantendo o quarto organizado.”

O senso de organização e ordem desde pequeno é muito importante para o crescimento das crianças. Em tarefas simples, como entender onde ficam as coisas, as crianças desenvolvem a percepção do espaço, a ter responsabilidade com as próprias coisas, cuidado com os brinquedos e materiais, e também no respeito aos pais ou cuidadores.

O que acharam das dicas de hoje?

Escrito por: Thaís Xavier – Arquiteta e Urbanista | DezoitoCom PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Fale com um atendente.
Olá!
Sou a Teresa da Camesa em que posso ajudar?