fbpx

Esteja saudável de forma fácil!

Plantas medicinais para cultivar em sua casa

No Brasil, temos a cultura de usar os conhecimentos ancestrais sobre as ervas e plantas medicinais disponíveis de forma farta em nosso território, não é mesmo?

Todo mundo tem alguém na família que sabe uma receita boa para curar a gripe, tosse, cólicas ou insônia. Mas esquecemos que a maioria das ervas medicinais e aromáticas possuem infinitos benefícios, e podem ser usadas de diversas formas no dia a dia, trazendo muito mais qualidade de vida, de um jeito simples.

No blog de hoje, trouxemos algumas plantas super acessíveis de encontrar em praticamente todos os estados do país, e até no mundo, e ainda mais fáceis de se cultivar em casa ou num apartamento. Elas são perfeitas para um bom chá, para usar como temperos e de forma aromática. Você pode entender melhor como criar uma horta em casa pelo post Dicas para Criar uma Horta em Casa.

Alecrim

Comumente utilizado como tempero de massas e molhos, o alecrim é de origem mediterrânea, muito resistente ao sol direto e ao clima mais seco.

“Suas folhas possuem óleos essenciais com propriedades que auxiliam no sistema nervoso, podendo ser utilizadas em compressas, para diminuir dores reumáticas e enxaquecas, e também para trazer alegria e ânimo.”

Além de ser utilizado na culinária, o alecrim é ótimo para infusões e chás.

Lavanda

Uma planta que além de benéfica para a saúde, deixa seu jardim ainda mais bonito e colorido com suas flores lilás. Assim como o alecrim, se dá bem em solo seco e com bastante incidência de luz solar. A lavanda possui um aroma único, que tem o poder de acalmar a mente e diminuir o estresse, sendo um óleo essencial muito utilizado na aromaterapia. Além disso, pode ser consumida como chá. Age também como potente bactericida, cicatrizante e anti espasmódico.

Sálvia

A sálvia é uma das ervas usadas como elemento de cura há muitos séculos, seja por meio de chás e infusões, e até mesmo como tempero na culinária, assim como o alecrim. Ela possui propriedades antioxidantes, antissépticas e anti inflamatórias, que ajudam na redução dos sintomas da menopausa, de gastrite e úlceras, além de ajudar na digestão.

Manjericão

Um dos ingredientes principais de muitos pratos italianos, o manjericão é uma erva aromática que possui muito mais benefícios do que “só” deixar os pratos mais saborosos.

“Muito indicado para sintomas depressivos e de cansaço, além de ajudar em inflamações de garganta, febre e no sistema imunológico.”

Seu uso mais comum é no preparo de molhos e temperos, mas também pode ser ingerido por chás com a erva fresca. Além de ter um aroma super agradável, com efeito calmante, quando utilizado na aromaterapia.

Hortelã

Super conhecida no mundo todo, a hortelã, possui diversas espécies, cujos nomes são seguidos de Mentha. Cada tipo possui diferentes benefícios e usos, mas em sua maioria são utilizados para auxiliar em distúrbios gastrointestinais, melhorando a digestão. Também pode ter ação contra gripes e resfriados, por ser rica em vitamina C e mentol, que é um ótimo expectorante. Possui propriedade antisséptica, efeito calmante e alívio de dores de cabeça. Você pode utilizar a hortelã para chás, infusões, sucos e como tempero em carnes e saladas.

Capim-limão

O capim-limão ou capim-santo, é uma das ervas mais conhecidas e utilizadas no Brasil, como calmante e relaxante do sistema nervoso. Ideal para ajudar a ter uma noite mais tranquila de sono, também possui propriedades analgésicas e digestivas. Usado comumente para o preparo de chás, também pode muito bem ser aproveitado na culinária e confeitaria, e até em sucos. Uma das ervas mais populares na aromaterapia, devido a seu aroma suave e refrescante, que ajuda a aliviar tensões, dores de cabeça, além de ser um estimulante para concentração e criatividade.

Dente de Leão

Normalmente encontrada em gramados e calçadas, o dente de leão é uma planta subestimada, mas que possui diversos benefícios para a saúde. Pode ser consumida em chás e sucos, além da beleza de sua flor. Suas propriedades podem proteger o fígado, diminuindo os níveis de gordura, pode prevenir doenças cardíacas, favorece a saúde gastrointestinal, além de ser uma erva diurética e anti-inflamatória.

Camomila

Uma florzinha que pode ser cultivada diretamente no chão ou em vasos, em seu jardim, tem propriedades muito benéficas à saúde. A camomila é muito usada em infusões para o alívio de cólicas e problemas gástricos, como gases. Anti-inflamatória e calmante, também é uma boa aliada para relaxar o corpo e ter melhor qualidade de sono.

“Normalmente são utilizadas suas folhas e flores secas para infusão de chás, em banhos de assento e inalações. Suas flores são ótimas para hidratação e no tratamento de feridas de pele, com compressas e pomadas.”

Erva-doce ou Anis

Utilizada no mundo todo como chá, principalmente depois das refeições por ter propriedades digestivas, a erva-doce também é indicada para cólicas, dores de cabeça decorrentes de problemas gástricos e como calmante. Pode ser usada na culinária e na confeitaria, desde sua raiz até as sementes. O óleo essencial é muito comum em cosméticos, ajudando a remover impurezas da pele, além de proporcionar rejuvenescimento facial. E também na aromaterapia, com benefícios calmantes e refrescantes.

Boldo

O “falso boldo”, ou boldo-brasileiro, é muito comum nas casas e jardins, pois é uma das principais ervas indicadas para azia, indigestão e ressaca, e também para problemas hepáticos e insônia. Pode ser consumido em forma de chás e banhos, em infusão ou decocção de suas folhas, que possuem características bem marcantes: folhas ovaladas com dentes nas bordas, aveludadas, medindo de 5 a 8 cm de comprimento. Além de seu amargor inconfundível. Não deve ter seu uso prolongado, pois pode causar irritação gastrointestinal e aumento na pressão arterial.

“Lembrando que todas as ervas e plantas devem ser consumidas com moderação e com acompanhamento médico, principalmente se você possui algum problema de saúde já identificado.”

Bem-estar e cuidado com a saúde é sempre prioridade, ainda mais se podemos contar com a natureza perto da gente, no jardim de casa ou em vasinhos na varanda. Você encontra muitas outras dicas perfeitas para deixar sua casa cada vez mais completa e aconchegante em no blog da Camesa.

Escrito por: Thaís Xavier – Arquiteta, Urbanista e Designer | DezoitoCom PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Fale com um atendente.
Olá!
Sou a Teresa da Camesa em que posso ajudar?