fbpx

APRENDA A LAVAR ROUPA DE FORMA CONSCIENTE

diminua os valores da conta de água e ajude o planeta

4 maneiras de lavar roupa economizando água

Em tempos em que os níveis dos reservatórios de abastecimento de água estão abaixo do esperado e com objetivo de economizar os valores da conta de água, saber lavar a roupa economizando-a é uma dádiva.

Segundo o Sistema Cantareira – o maior manancial da Região Metropolitana de São Paulo, com capacidade de 973,9 bilhões de litros de água, e que abastece diretamente 10 milhões de pessoas – o recomendado é que, após os meses de março e abril, os níveis de armazenamento estejam com 75%, no entanto a expectativa de alcançar essa meta é baixa.

Além disso, como um dos efeitos da pandemia da Covid-19 e da inflação, a conta de água pode ficar mais cara. Lavar a roupa de forma consciente é uma maneira de evitar o desperdício e não gastar muito nas contas.

As melhores práticas para lavar as roupas das crianças

Como lavar roupa economizando água?

Pequenos ajustes no dia a dia podem ser responsáveis por uma grande diferença positiva na sua conta de consumo. Por isso, o blog da Camesa separou algumas dicas práticas e fáceis de como economizar água ao lavar roupa.

· Deixe acumular a roupa para usar a máquina na capacidade máxima

Procure juntar uma grande quantidade de roupa e lavar tudo de uma vez. Dessa forma, você aproveita ao máximo cada litro de água.

Tenha cuidado apenas para não sobrecarregar a máquina de lavar com roupas em excesso, pois assim elas não vão ficar limpas e o esforço será em vão. Caso tenha dúvidas sobre qual é a capacidade recomendada para a sua máquina, confira as informações no próprio eletrodoméstico ou no site do fabricante.

· Siga as instruções

O conselho é simples, mas vale muito! Ao conhecer as especificações de cada roupa, do funcionamento da máquina e a forma que os produtos de limpeza devem ser utilizados, é natural evitar etapas desnecessárias, diminuir lavagens e, consequentemente, economizar água.

Descubra a frequência ideal para lavar tapetes e capas de almofadas

· Evite os processos de pré-lavagem

Use o processo de pré-lavagem apenas quando necessário, por exemplo quando as roupas estão muito sujas ou manchadas e precisam ser deixadas de molho.

· Reaproveite água da máquina de lavar

Utilize a água que iria direto para o ralo para limpar o quintal ou dar descarga no vaso sanitário. Outra vantagem é que a água da máquina de lavar é perfeita para a limpeza, pois já vem com um pouquinho de sabão.

Outra situação de reuso é aproveitar a água da máquina para lavar as calotas do carro, pneus e partes plásticas, apenas remova os resíduos de sabão para evitar possíveis manchas

5 dicas de como lavar o travesseiro em casa

Outras atitudes que ajudam na hora de economizar água:

  • Não demore muito tempo no banho
  • Feche a torneira quando não estiver usando
  • Atente-se a possíveis vazamentos de água em casa
  • Tire o excesso de sujeira da louça antes de lavar
  • Cuide da água da piscina para evitar trocas constantes
  • Não utilize mangueiras com frequência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Fale com um atendente.
Olá!
Sou a Teresa da Camesa em que posso ajudar?