fbpx

A FORÇA QUE GERA E MOVE O MUNDO!

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A maior parte da população mundial é representada pelas mulheres, que batalham para conquistar a igualdade na sociedade todos os dias.

Com a correria da rotina, acabamos não dando a atenção merecida ao quanto as mulheres movimentam o mundo, seja com seu trabalho, empreendedorismo, cuidado com a casa e com os filhos, desafios do dia-a-dia ou com exemplos de coragem.

“Mulher é sinônimo de vitalidade e grandeza, que concebe a vida e mantém o mundo girando e funcionando, com a destreza que só ela tem.”

Como manter a mente sã com a agitação do século XXI? Aqui vão algumas dicas para você, mulher, não esquecer de cuidar de si mesma todos os dias.

Sabemos que a grande maioria não tem tempo para ter momentos de autocuidado, mas com dicas simples sua rotina pode se tornar muito mais prazerosa e produtiva. Afinal, quem não descansa não rende!

Organize suas tarefas

No início da semana, procure organizar todas as tarefas que terá na semana ou até durante o mês, visualizando o que dá para otimizar e priorizar.

Equilibre as atividades com intervalos para cuidar de si mesma. Se mesmo assim faltar horas no seu dia, procure terceirizar alguma tarefa, fazendo a família inteira participar e colaborar com os cuidados da casa.

Sempre trazemos aqui alguns conteúdos para te ajudar a organizar a casa de forma mais prática! Confira em nosso blog.

Divida as responsabilidades da casa

Sabemos que acabam sobrando quase todas as tarefas domésticas para as mulheres fazerem, já que existe esse pensamento instituído na grande maioria das casas, mesmo naquelas em que a mulher trabalha fora o dia inteiro.

Mas dividir as responsabilidades da casa com quem mora com você é essencial para equilibrar a rotina de todos, sem que ninguém fique sobrecarregado, permitindo assim intervalos de descanso e autocuidado.

Crianças já podem auxiliar em tarefas domésticas mais simples como arrumar o quarto, tirar o pó dos móveis mais baixos e lavar algumas peças de louça, para adquirir o hábito de responsabilidade, muito importante para seu desenvolvimento.

– Meditação rápida e eficaz

Conseguiu tirar 5 ou 10 minutinhos no meio da rotina? Se concentre na sua respiração em algum lugar onde possa ficar sozinha. Tente focar em algum momento positivo que já teve, ou algum lugar onde se sente em paz ou em algum som que esteja ouvindo de longe. Deixe a mente relaxar, respire com calma e consciência.

Essa técnica é muito eficaz para clarear e afastar os problemas da mente por um tempinho. Claro que se você conseguir tirar um tempo maior para respirar fundo e pausar um pouco a correria, melhor.

Caso tenha interesse em se aprofundar, trouxemos esse tema anteriormente por aqui, Meditação: Aprenda técnicas simples.

– Tire um dia para cuidar de você (se possível)

Nada como um momento de autocuidado e relaxamento, não é mesmo? Todas as mulheres merecem tirar, pelo menos um dia no mês ou na semana, para descansar e fazer algo para cuidar de si mesma, nem que seja meio período, mas com total concentração naquele momento, esquecendo dos problemas por um tempo.

Que tal um dia de spa, com direito a um banho demorado, hidratação no cabelo ou um escalda pés? Aproveite para ler um livro, maratonar aquela série, sair para caminhar pela rua, ou praticar qualquer outra atividade física que te ajude a se sentir bem.

O importante é curtir o tempo de “folga” dos deveres do dia-a-dia da melhor forma.

– Compartilhe experiências e crie uma rede de apoio

Ter uma rede de apoio para auxiliar nos momentos mais complicados ou emergências é essencial para todos, principalmente entre mulheres, que vivenciam de forma mais intensa a rotina.

Familiares, vizinhas e amigas podem agregar muito com dicas, companhias e grupos de conversa com troca de experiências que só as mulheres entendem.

– Direitos

Todas as mulheres possuem direitos garantidos por lei a uma vida digna, íntegra e com equidade. A Lei Maria da Penha foi o que trouxe mais segurança para as mulheres brasileiras.

Conforme o art. 2º da Lei 11.340/2006:

“Toda mulher, independentemente de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade e religião, goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhe asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social.”

Todas as mulheres merecem, acima de tudo, respeito e dignidade para viver e crescer cada vez mais, cada uma com seus sonhos e aspirações. Se você vive numa situação de abuso sexual ou psicológico, ou conhece alguém nesse tipo de situação, procure ajuda. A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 – presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes. Qualquer pessoa pode acionar o serviço, que funciona diariamente, 24h, incluindo sábados, domingos e feriados. A Camesa tem muito orgulho de fazer parte da rotina de milhões de mulheres Brasil afora, facilitando suas atividades do dia-a-dia, deixando suas casas ainda mais bonitas e bem decoradas, com peças práticas para todos os ambientes e momentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Fale com um atendente.
Olá!
Sou a Teresa da Camesa em que posso ajudar?