fbpx

Reutilizando e reciclando materiais

Decoração Econômica e Sustentável

Você já percebeu que uma decoração bonita e funcional não precisa ser sinônimo de gastos exorbitantes? É possível ter um ambiente  com uma decoração econômica e sustentável de forma criativa, elegante e, melhor ainda, sem comprometer o seu bolso.

“A sustentabilidade é uma tendência cada vez mais presente em nossas vidas, e aplicá-la à decoração é uma excelente maneira de contribuir para um futuro mais consciente.”

Hoje vamos explorar ideias econômicas e sustentáveis para decorar seu espaço, promovendo a reutilização e a reciclagem de materiais.

Reutilize e reinvente móveis

Antes de sair comprando móveis novos, considere a possibilidade de renovar os que já possui em casa. Uma pintura nova, troca de puxadores ou uma nova disposição podem dar uma cara nova à sua mobília.

Além disso, garimpar peças usadas em brechós ou feiras pode ser uma opção econômica e sustentável para encontrar móveis únicos e cheios de personalidade.

DIY – “Faça Você Mesmo”

Coloque sua criatividade em prática! Os projetos de DIY, ou “faça você mesmo”, são uma maneira divertida e econômica de decorar sua casa.

Utilize materiais reciclados ou reaproveitados para criar objetos de decoração, como luminárias feitas com potes de vidro, paletes transformados em estantes e caixotes de madeira como prateleiras. Além de economizar, você terá peças únicas e originais, que expressam sua personalidade e estilo.

Plantas e natureza dentro de casa

As plantas são perfeitas para decorar e trazer vida para qualquer ambiente. Além de serem itens baratos, elas ajudam a purificar o ar da sua casa e a criar um clima mais acolhedor e aconchegante.

“Você pode aproveitar recipientes e vasos que não estão mais em uso para criar seus próprios arranjos e hortas de ervas, por exemplo.”

Já trouxemos há um tempo algumas dicas de como criar uma horta em casa, confira: Dicas para criar uma horta em casa.

Quadros e fotografias

Transforme suas paredes pendurando quadros e fotografias de momentos especiais que viveram em família ou com os amigos.

Você pode imprimir suas fotos favoritas ou até mesmo criar colagens com recortes de revistas e jornais antigos. Utilize molduras simples, fáceis de encontrar em diversas lojas, ou crie suas próprias molduras reaproveitando materiais como madeira e papelão mais firme.

Reutilize tecidos e roupas antigas

Roupas antigas ou tecidos que não são mais usados podem se tornar belas almofadas, capas de sofá, cortinas e tapetes.

Basta um pouco de habilidade na costura e criatividade para transformar esses materiais em peças de decoração únicas, além de trazerem lembranças de momentos que viveu com aquela peça de roupa.

Organização sustentável

Reutilize potes de vidro para organizar pequenos objetos, como algodão, grampos de cabelo, lápis, entre outros. Caixas de papelão encapadas com tecido também são ótimas opções para organizar documentos e acessórios, evitando gastos desnecessários em organizadores.

“Você pode utilizar papelão ou materiais similares também para criar divisórias em gavetas de roupas, ou de talheres na cozinha.”

Decorar de forma econômica e sustentável vai além de poupar dinheiro. É uma atitude consciente que contribui para um planeta mais equilibrado, com pequenos detalhes e mudanças que incluímos em nossa rotina.

Reaproveitar, reciclar e criar com o que temos disponível em casa, são práticas que estão ao nosso alcance e podem resultar em ambientes charmosos, únicos e favoráveis ao meio ambiente.

Que tal adotar essas ideias em sua decoração e fazer a diferença? Confira mais dicas para transformar sua casa de forma simples pelos posts semanais, aqui no blog da Camesa. E conte sempre com nossos produtos de cama, mesa e banho, para trazer ainda mais conforto à sua casa!

Escrito por: Thaís Xavier – Arquiteta, Urbanista e Designer | DezoitoCom PR

2 thoughts on “Decoração Econômica e Sustentável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Fale com um atendente.
Olá!
Sou a Teresa da Camesa em que posso ajudar?