fbpx

Que deixar seu espaço a sua cara?

Combine cores nos ambientes sem errar

Quando pensamos em decorar a casa, ficamos em dúvida na hora de usar cores nas paredes e móveis, não é mesmo?

“Antes de qualquer coisa, principalmente quando falamos de pintura de paredes, não precisamos ter medo de usar cores que temos vontade de testar, porque não é algo permanente, e podemos trocar depois, se houver um arrependimento.”

Trouxemos dicas para você aprender formas de combinar cores, criando paletas de tons que tenham a ver com a sua personalidade e com os ambientes que pretende renovar.

Círculo cromático

 A base de qualquer estudo sobre cores é o círculo cromático, que é utilizado em todos os tipos de trabalhos relacionados a cores, desde a arquitetura até o cinema, passando por todas as áreas das artes. Ele é uma representação simplificada do espectro colorido percebido pelos nossos olhos.

Monocromia

 Podemos começar a pensar em combinações partindo da ideia de utilizar uma mesma cor em tons diferentes, variando do mais claro para o escuro, gerando menos dúvidas para combinar as cores. Você pode utilizar tons de intensidades variadas nas paredes, destacando algumas com um tom mais forte, mantendo outras mais claras.

Outra forma de usar uma mesma cor, sem que o ambiente fique sem graça, é criando um degradê na parede, usando tons mais claros e mais escuros para garantir uma arte única. Por exemplo, focando sua decoração na cor azul, um degradê traria um visual parecido com um céu na parede.

Pode também utilizar outros tons de uma mesma cor em detalhes nos móveis, almofadas, roupas de cama e objetos decorativos. 

Cores análogas

 As cores análogas são as que estão lado a lado no círculo cromático, duas ou três cores vizinhas, que criam uma sensação de continuidade e harmonia entre as gradações de tons. Porém, essa técnica deve ser utilizada com cuidado, porque pode deixar o ambiente pesado e cansativo, dependendo dos tons que escolher. Por exemplo: amarelo, laranja e vermelho.

Cores complementares

 As cores complementares são as que estão opostas no círculo cromático, são contrastantes, e podem ser utilizadas se você quer destacar itens na sua decoração, dando mais originalidade ao seu espaço. Por exemplo: laranja e azul, verde e rosa, amarelo e roxo.

Você não precisa necessariamente utilizar essas duas cores em paredes ou móveis grandes para ter cores complementares na sua casa. Mas pode ter paredes em um dos tons e colocar móveis ou objetos decorativos com a cor complementar, deixando o ambiente mais harmônico e agradável aos olhos, destacando pontos específicos.

Triangulação

 É a utilização de três cores do círculo cromático que possuem a mesma distância entre si, criando então uma triangulação de cores meio contrastantes. Elas podem ser utilizadas também sem exagero, com detalhes em peças específicas, usando uma cor só nas paredes, por exemplo. Ideal para quem não tem medo de ousar, e quer um ambiente vivo e cheio de energia.

Cores em quadrado

Combinação de cores em quadrado já diz, são 4 cores do círculo cromático, que consiste em uma cor primária, duas secundárias e uma oposta. Esse esquema compõe uma harmonia interessante para quem quer cores marcantes no ambiente, mas de forma mais harmônica do que a tríade. Como nas outras combinações, a utilização das cores e tons selecionados em destaques ou detalhes na decoração, proporcionam uma paleta de cores muito interessante e equilibrada no ambiente.

Cores e sensações

É muito comum ouvir que as cores influenciam diretamente nas nossas sensações e sentimentos. Seja na vestimenta, na decoração ou em tratamentos holísticos, como a cromoterapia.

Seguindo essa teoria, vale lembrar que para ambientes onde nos recolhemos, como quartos e salas íntimas, o ideal é usar cores mais suaves, tons frios como azul, verde ou rosa, para que transmita uma sensação de tranquilidade e aconchego.

Já em cômodos com circulação maior de pessoas, como sala de estar, escritório e sala de jantar, podemos usar cores mais fortes e quentes, estimulando a comunicação e a criatividade, como laranja, vermelho e verdes mais intensos.

Banheiros e cozinhas costumam ter paredes brancas ou claras, pois são tons que remetem à limpeza e outros fatores. Mas você pode utilizar também cores que tenham a ver com a sua personalidade, principalmente nos móveis e gabinetes, detalhes de toalhas e panos que contrastem com o branco.

Mesclando cores com estampas e texturas

Além de tudo que foi dito acima, podemos compor paletas de cores para os ambientes com a ajuda de estampas e texturas, criando uma harmonia visual ainda maior.

As estampas podem surgir de papéis ou tecidos de parede, que compõem muito bem com uma parede colorida. Ou também a partir de jogos de cama, toalhas, almofadas e panos de prato, que podem ter estampas nas cores do restante do ambiente, e também são versáteis e dinâmicas, sendo trocadas de tempos em tempos.

“As texturas são muito importantes para criar uma decoração aconchegante, a partir de tapetes, almofadas e mantas de tecidos diversos, que podem trazer cores que equilibram a paleta composta pelos outros elementos da decoração.”

Relação com o Feng Shui

Já falamos anteriormente por aqui, no texto Feng Shui – A técnica chinesa para deixar sua casa mais harmônica, sobre essa prática muito comum nos dias de hoje, e que influencia muito na escolha das cores para a decoração. Se quiser saber mais sobre esse assunto, visite o texto acima.

Lá explicamos exatamente como as cores influenciam nas nossas energias dentro de casa, além de outros aspectos que essa técnica observa.

Com essas dicas, é possível mudar a cara da sua casa, utilizando cores que te ajudem a ter um ambiente mais agradável, aconchegante e harmônico. E você não precisa de grandes mudanças para poder colorir seu lar, deixando com a sua cara e personalidade.

O que achou das dicas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Fale com um atendente.
Olá!
Sou a Teresa da Camesa em que posso ajudar?