fbpx

VOLTA ÀS AULAS?

Dicas de como retomar a rotina dos pequenos

As férias chegaram ao fim e mais um semestre se inicia. Com isso, a rotina da casa volta ao ritmo normal, principalmente para quem tem crianças. Compromissos e horários são essenciais para um bom desenvolvimento estudantil. Por isso, trouxemos algumas dicas de como retornar às atividades de forma leve e descomplicada, sem gerar atritos com os pequenos, principalmente em relação a adaptação escolar.

Converse com calma

Antes de mais nada é preciso conversar com as crianças e ajudá-las a entender que precisarão se acostumar novamente com os deveres da escola e com a rotina da casa. Nada disso precisa ser traumático se você explicar com calma e de uma forma simples, para que elas entendam que com organização tudo fluirá mais fácil.

Ajudar a encarar a escola como um ambiente agradável é de extrema importância. Aproveite esse momento para estreitar os laços com as crianças para entender quais são os conflitos e medos que elas possam vir a sentir na escola, conversando abertamente.

“Nunca associe a escola a uma punição ou algo negativo, dessa forma o dia a dia será mais prazeroso.”

Estipule os horários de ir para a cama

Nas férias a gente costuma dormir até mais tarde, não é mesmo? Descansar até um pouco mais tarde é também uma maneira de aproveitar as férias. Mas antes de a rotina voltar, algo que ajuda bastante nessa transição é estipular horários para os pequenos se deitarem, assim, já se acostumam a levantar mais cedo sem tanto sofrimento, aproveitando a manhã com mais disposição.

Mantenha contato com os coleguinhas da escola

Para ajudar a vincular a escola com algo positivo, lembre-se de manter contato com os coleguinhas dos pequenos durante as férias, para que haja uma interação maior entre eles, gerando mais um estímulo para voltarem animados ao ambiente escolar.

Cuidado com a alimentação

Durante as férias, a alimentação fica mais flexível, com lanchinhos fora de hora, cardápios variados, fugindo um pouco das regras. Mas com a volta às aulas, os hábitos devem voltar ao normal, com horários mais definidos para as refeições. Para isso, aconselhamos uma transição natural também nesses hábitos. Você pode pensar em atividades que estimulem a participação das crianças no preparo de pratos saudáveis, para que elas encarem a refeição como algo divertido, conhecendo novos alimentos e variando o paladar.

Inclua pequenas responsabilidades na rotina dos pequenos

A partir de uma certa idade é importante incluir algumas atividades domésticas na rotina das crianças, para que elas entendam que todos temos obrigações, assim, os momentos de lazer se tornarão ainda mais especiais e valiosos.

“Arrumar a cama, ou guardar os próprios brinquedos no local correto, estimulam o senso de responsabilidade da criança.”

Com colchas e jogos de cama divertidos e que representam a personalidade das crianças, elas podem enxergar como um hábito prazeroso, uma forma de se expressar e entender que aquele espaço é delas.

Além dessas dicas, lembre-se que cada casa e família tem sua rotina, e você precisa encontrar o que mais se adequa às suas necessidades no dia a dia, sempre tornando o ambiente agradável para todos, valorizando os estudos e o crescimento das crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Fale com um atendente.
Olá!
Sou a Teresa da Camesa em que posso ajudar?