fbpx

Decorar cômodos menores é um desafio!

Quartos pequenos: Como otimizar espaço?

Quem mora em casa ou apartamento pequeno sabe o sufoco que é organizar todas as roupas, itens e móveis nos cômodos, não é mesmo? Ainda mais se você divide a casa com mais pessoas da família ou amigos.

Hoje, trouxemos algumas dicas para ajudá-lo a otimizar o espaço do seu quarto, mesmo se ele for pequeno. São dicas pensadas especialmente para você, que não consegue encontrar uma forma de deixar o quarto mais espaçoso, apesar do pouco espaço.

“Planejando, você consegue aproveitar melhor os pontos-chave do ambiente e garantir muito conforto e aconchego.”

Móveis multifuncionais

 Quando se fala em quarto pequeno, pensamos logo em móveis pequenos e guarda-roupas com bastante divisórias e portas. Isso é um dos pontos iniciais para deixar seu quarto mais espaçoso. Garantir uma boa posição para seu guarda-roupa ocupar uma parede inteira é essencial, proporcionando uma boa circulação pelo ambiente e deixando as outras áreas livres para outros móveis e utilidades.

Hoje em dia é possível encontrar camas-box com baú, que garantem um espaço enorme para armazenar diversos itens, como edredons, toalhas, roupas de cama, cobertores e, até mesmo, caixas, malas e documentos, otimizando o espaço interno do guarda-roupa, deixando-o livre para dispor as roupas de forma mais organizada.

Gaveteiros são uma ótima opção para garantir mais espaço para guardar suas peças, principalmente se dividir o quarto com mais alguém. Prateleiras e nichos também ajudam a ganhar área de apoio de forma vertical para objetos decorativos, livros e acessórios.

Aproveite ao máximo as paredes embaixo de janelas e em cima das portas, com mesas e prateleiras, aumentando a área de armazenamento.

Móveis planejados

 Se você pretende reformar um quarto ou se está mudando para um apartamento novo, o ideal é mobiliar o ambiente com móveis planejados, que garantem o aproveitamento total do espaço do quarto, com portas e gavetas suficientes para armazenar tudo que precisa, de forma organizada e prática.

Essa é a opção perfeita se você tem um quarto para dividir entre irmãos, pois os fornecedores desse tipo de móvel desenvolvem, a cada dia, mais formas de dispor as camas, mesas e armários num espaço, de forma criativa, garantindo estilo e personalidade.

Espelhos

 Existem diversos estudos sobre a relevância de espelhos na transformação de um cômodo, pois eles dão a sensação de ampliar um ambiente. No quarto, você pode utilizar esse recurso nas portas dos guarda-roupas, garantindo ainda um espelho perfeito para conferir o look antes de sair de casa.

Beliches

 As beliches são uma opção há muito tempo conhecida no mercado, principalmente para quem tem pouco espaço e precisa dividir o quarto entre irmãos e amigos.

Hoje em dia, existem diversos modelos diferentes de beliches que fogem do tradicional e garantem ainda mais espaço para o ambiente, com mesas de escritório e gaveteiros na parte inferior de uma das camas.

Se sua casa tem um pé direito mais alto, é possível criar uma espécie de mezanino no quarto, com uma das camas na parte superior, criando uma área de descanso para o ambiente.

Cores claras

 De forma geral, na decoração, paredes com cores claras dão a impressão de amplitude no espaço. Mas você não precisa ter um ambiente monótono com paredes brancas. Utilize tons claros de amarelo, azul, rosa, lilás e verde, além dos tradicionais tons nudes, que deixam qualquer ambiente mais aconchegante. 

“Tendo as paredes neutras, você pode incluir cores mais fortes e estampas nos itens decorativos, roupas de cama e cortinas.”

Xô acumulação!

 Antes de qualquer coisa, entenda o que realmente precisa estar no quarto, para evitar acúmulo de itens que podem ser descartados ou doados. Tenha somente o essencial, separando aquelas roupas que não usa mais e que estão em bom estado, passando para quem mais precisa.

Além de roupas, muitas pessoas acumulam peças decorativas, bugigangas e livros que não representam mais uma lembrança boa. Então, este é um bom momento para desapegar de coisas que já perderam sua função, deixando espaço para novos momentos e lembranças.

 Porta de correr

 Quem tem pouco espaço no quarto, sabe a diferença que faz a área de abertura de uma porta no meio do ambiente. Então, se você está disposto a reformar seu ambiente, procure modelos de portas de correr.

Essa dica vale também para guarda-roupas, cada vez mais comuns de serem encontrados com esse tipo de porta, economizando bastante espaço de circulação pelo quarto.

Menos é mais na decoração

 Para deixar o ambiente com uma sensação mais leve, sem parecer entupido de móveis e objetos, procure lembrar da frase “menos é mais”, que diz tudo que precisamos seguir para decorar um quarto pequeno. Tenha só o essencial aparente, deixando todos os móveis organizados e alinhados, sem muitos itens decorativos, para ser um ambiente perfeito para o momento de descanso e acolhimento.

 Peça ajuda de decoradores e arquitetos

Para quem tem dificuldade de pensar em formas mais direcionadas e específicas para decoração de um ambiente, vale sempre procurar um profissional qualificado da área, que irá solucionar todos os problemas de seu ambiente de forma ideal, como arquitetos de interiores e decoradores.

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe esse post com aquela pessoa que precisa desses toques para deixar o quarto mais bonito!

Escrito por: Thaís Xavier – Arquiteta e Urbanista | DezoitoCom PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Fale com um atendente.
Olá!
Sou a Teresa da Camesa em que posso ajudar?