fbpx

Arrase na foto!

dicas para tirar fotos incríveis dentro de casa

Saiba como tirar as melhores fotos dentro de casa

A casa preserva o que há de mais íntimo e verdadeiro em cada um. São detalhes que revelam as características e a personalidade que nem sempre são demonstradas para todos.

Quem gosta de tirar fotos encontra dentro de casa lugares (ou cantinhos) que se mostram ser verdadeiros estúdios e são locais perfeitos para fazer a tradicional selfie ou até mesmo vídeos.

Existem até estilos fotográficos chamados fotografia indoor (fotos em ambientes internos) e fotografia lifestyle (fotos mais naturais e espontâneas) que englobam fotos em família e em um ambiente doméstico para, justamente, registrar momentos espontâneos em locais mais exclusivos e menos comuns.

É neste espaço que muitas pessoas se sentem mais confortáveis para fazer poses que não fariam em um local público ou em insistir nas tentativas de tirar uma boa foto que, se fosse na rua, desistiram com mais facilidade.

Dessa forma, reunimos algumas dicas de como aproveitar os locais dentro de casa e seus elementos para conseguir a fotografia ou selfie que você também quer!

Aproveite a iluminação

Você já deve ter percebido os horários em que a luz costuma ficar mais interessante para fazer uma foto, seja pela intensidade ou cor.

Se a luz for direta irá provocar sombras mais duras e mais silhuetas. Se a intenção for essa, já saberá o momento exato para criar essas imagens. Se a luz estiver muito forte, use uma cortina para amenizar.

Agora, se o objetivo for captar imagens com sombras mais suaves, opte por momentos que a incidência não esteja tão direta.

Teste todas as poses possíveis, experimente vários ângulos até encontrar um que faça os contornos que deseja.

Nada de flash

Quando bem utilizado, o flash é um ótimo recurso. Sua luz direta, mesmo apontada para outras direções, causa uma sombra pouco realista. Em um estúdio, isso é contornado e bem aproveitado com o uso de mais de uma fonte de luz. Porém, para quem quer dar mais naturalidade e sem tantos recursos, o flash é pouco realista.

Por isso, como dito acima, aproveite a luz natural.

Luzes artificiais

Use a luz do abajur, da luminária, do teto ou dos pisca-piscas (principalmente se o ambiente não tiver uma boa iluminação), isso dará efeitos especiais a sua foto. Aproveite as lâmpadas diferentes, os pisca-piscas coloridos para criar imagens expressivas e originais.

Monte um cenário

O cenário é importante, pois ajuda a contar a história daquela foto. Ou seja, imprime o contexto em que ela foi tirada.

Não ignore o que estará atrás de você e tenha atenção para que os objetos saiam nítidos. Seu posicionamento e o que estiver dentro do quadro é o que vai diferenciar de uma foto mais ou menos poluída visualmente, por exemplo.

Papéis de parede são uma alternativa bem legal, assim como quadros e molduras de parede, que enriquecem o plano de fundo e ajudam a deixar a foto ainda mais estilosa!

Use a criatividade nas poses

O motivo para tirar fotos no estilo lifestyle é a espontaneidade! Algo único nesse tipo de fotografia. E para registrar esse momento não é necessário muito ensaio, apenas o local, a luz e a criatividade.

· Segure algo: a pose traz um clique ainda mais significativo, abre alas para poses mais ‘soltas’ e inovadoras. Aquela dúvida de “não sei onde colocar as mãos” desaparece.

Segure um lápis, uma flor, uma caneca… Qualquer objetivo pode contribuir para montar uma imagem poética. A dica de ter um ou mais utensílios nas mãos ajuda, principalmente para selfies em que a câmera tem o contador de segundos logo antes do clique. É mais uma forma de ganhar segurança e criatividade.

· Ação: fotos registrando alguém tocando violão, cozinhando, se penteando, maquiando ou com diferentes roupas são ótimas ideias. Utilize objetos que já tem para montar um mini cenário, como frutas, balões, livros, uma colcha nova na cama.

· Partes do corpo junto com objetos: quando não quiser mostrar o rosto, uma ideia super simples é juntar uma parte do seu corpo com um objeto. Tudo depende do significado que você deseja imprimir na foto. Por exemplo, se estiver vendo uma série no notebook e desejar fotografar o momento, coloque sua mão sobre o teclado, em cima da perna que está coberta pelo pijama e dê o clique! Usar os móveis da casa também pode ser uma opção, inclusive para “esconder” algumas partes do corpo e deixar outras aparentes.

· Clique com o seu pet: os animais de estimação fazem toda a diferença em uma foto. Eles podem nos surpreender com uma pose e causar muitos risos e olhos brilhando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Fale com um atendente.
Olá!
Sou a Teresa da Camesa em que posso ajudar?