fbpx

Luz solar é sinônimo de saúde e bem-estar!

Deixe a luz do sol entrar na sua casa!

Depois de tanto tempo trancados por conta da pandemia do coronavírus, percebemos a importância de permitir a entrada de luz solar em casa, assim como janelas e portas abertas, permitindo a circulação de ar nos ambientes internos. Mas existem vários motivos que provam a importância de incluir esse hábito na sua rotina, principalmente em questão de saúde.

“O simples fato de deixar as cortinas e janelas abertas, por pelo menos um momento do dia, pode trazer muita luz natural, melhorando o visual da sua casa, assim como conforto térmico, nos dias mais frios.”

Por isso, entenda melhor a importância do sol na nossa casa.

Nossa saúde é dependente da luz solar para a produção de vitamina D, essa que é absorvida pelos ossos, garantindo mais força e resistência a diversas doenças. Dependendo de como for a insolação da sua casa, ou seja, em que direção estejam as aberturas de janelas e portas, você garante uma boa incidência de luz natural.

O ideal ao escolher uma casa ou apartamento, ou quando se projeta uma residência, aqui no hemisfério sul, é que as principais aberturas estejam direcionadas para Leste e Norte, garantindo a entrada de luz solar o ano todo. Temos o privilégio de receber a energia do sol até nos dias mais frios de inverno.

O primeiro benefício que percebemos é a economia de energia ao clarear os ambientes com luz natural, sem a necessidade de acender luz elétrica durante o dia, ou menos utilização de aquecedores nos dias frios, principalmente se as paredes externas recebem luz e calor do sol. Além disso, esse hábito traz a sensação de maior durabilidade do dia.

Além da economia, existe o maior conforto visual proporcionado pelos raios solares que incidem nos ambientes. A luz quente do sol faz nosso cérebro ter mais ânimo para realizar as tarefas do dia a dia, ainda mais para quem fica no espaço residencial durante o dia todo, agora com o home office tão comum. Por isso, é de extrema importância para a saúde mental deixar o sol entrar pelas janelas e portas da sua casa. Além de tudo, a luz natural proporciona um ambiente ideal para a leitura.

Quando se fala em luz solar, logo lembramos da importância da vitamina D no nosso organismo, como já citamos acima, que melhora nossa saúde física garantindo ossos mais fortes, e mental dando energia e disposição. Mas, além disso, o sol é nosso aliado para evitar diversas doenças e crises alérgicas, como asma e rinite. Visto que, em diversos estudos, é comprovado que o sol ajuda a eliminar bactérias e fungos que se propagam em ambientes escuros e úmidos. Principalmente se estes possuem muitos móveis estofados, tapetes e cortinas, que acumulam grandes quantidades de ácaros que prejudicam nossa saúde a longo prazo.

“Por consequência, se sua casa é bem iluminada, ela também é bem arejada, por ter aberturas que permitem a circulação de ar limpo da área externa, gerando uma renovação completa para o ambiente interno.”

Se você quer absorver mais luz natural em sua casa, lembre-se que as paredes claras aumentam a permanência da energia solar dentro dos ambientes por mais tempo, assim como espelhos, quando direcionados de frente para janelas e portas, refletindo a luz para outras paredes e espaços. Cortinas leves e translúcidas também auxiliam na maior absorção de luz solar para a casa.

Aumentar as aberturas, eliminando paredes e móveis que bloqueiam a incidência de iluminação natural em ambientes mais internos da casa, também vai te ajudar a conseguir maior conforto visual para o espaço. Já se as entradas de luz natural da sua casa forem direcionadas para o oeste, ou seja, com o sol da tarde, você pode ter um excesso de incidência solar, principalmente nos dias de verão. Nesse caso, permita alguns horários de entrada de luz, bloqueando com cortinas um pouco mais grossas ou persianas durante o resto do dia, para evitar um aquecimento que gere desconforto no calor.

O mais importante é entender que nossa casa, assim como nós, precisamos da luz solar para termos mais conforto e saúde. E de forma simples, adquirimos o hábito de abrir janelas, portas e cortinas, para que nossos ambientes recebam esse benefício natural e tão valioso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Fale com um atendente.
Olá!
Sou a Teresa da Camesa em que posso ajudar?