Ter um lençol com elástico é ter certeza de que, após uma agitada noite de sono, o colchão ainda estará envolto com o lençol. No entanto, apesar desta facilidade – uma cama sempre lisinha e bem arrumada – a manutenção do lençol com elástico é de deixar muita gente de cabelo em pé. Tanto que há quem prefira usar o lençol sem o adereço.
Depois de um tempo de uso, o ideal é trocar a roupa de cama por uma questão de higiene e saúde, além de deixar o quarto com outra aparência. Não existe uma regra clara, mas por conta do suor e fluidos que o corpo solta, o ideal é trocar os lençóis e fronhas semanalmente.
“Assim como a hora de passar, o momento de dobrar o lençol com elástico é delicado e exige paciência de quem estiver fazendo..”
Como estender o lençol com elástico
A lavagem deste tipo de lençol deve ser feita normalmente como as demais roupas. Para estendê-lo, utilize dois varais para que possa secar mais rápido, seja em um quintal, seja no apartamento.
Coloque a parte do avesso para cima e puxe as pontas do elástico para o lado de dentro, a fim de deixá-lo esticado e mais fácil na hora de passar.
Hora de passar o lençol com elástico
Passar o lençol com elástico exige alguns cuidados e truques, pois a peça costuma dar um certo trabalho nessa hora.
A principal dica é não deixar o tecido secar completamente. Com o ferro a vapor, e o lençol 90% seco, o algodão tende a esticar mais facilmente. Com o tecido totalmente seco, ele fica mais duro e, com isso, a passada fica mais difícil.
Para passar, dobre a peça ao meio, coloque uma ponta dentro da outra, formando uma espécie de “chapéu” e encaixe essa parte na quina da tábua de passar.
Veja a melhor forma de dobrar o lençol com elástico
Assim como a hora de passar, o momento de dobrar o lençol com elástico é delicado e exige paciência de quem estiver fazendo. Isso porque, diferentemente do modelo sem elástico, o lençol não fica totalmente esticado, o que dificulta para dobrar.
Parte 1
Deixe o lençol do lado avesso e no sentido do comprimento. Abra o lençol apoiando a ponta dos dedos na costura de duas das quatro pontas. Dobre o lençol ao meio, juntando a ponta dos dedos. Depois, dobre uma das extremidades sobre a outra, deixando o lençol apoiado em apenas uma de suas mãos. Passe a mão livre por dentro do lençol e vá seguindo até a outra ponta, encaixando as duas pontas do lençol, assim como foi feito anteriormente.
Parte 2
Dobre novamente o lençol ao meio e dobre as pontas uma sobre a outra, ficando assim as quatro pontas do lençol de elástico unidas. Coloque o lençol com elástico sobre a cama, mesa ou tábua de passar, com a parte do elástico voltada para cima. Dessa forma, dobre o lençol ao meio, formando um retângulo cumprido. Para ficar mais fácil de guardar, dobre-o ao meio ou, se preferir, dobre em três partes.
Viu? Dobrar lençol de elástico é uma tarefa simples, com um pouquinho de prática ela se torna superfácil.
Siga o Instagram, o Facebook e o blog da Camesa e fique por dentro de dicas e novidades do setor de cama, mesa e banho.