fbpx

Novo ano, novos hábitos!

Como iniciar o hábito da leitura em 2022?

Se você é uma daquelas pessoas que tenta criar o hábito de leitura, mas tem dificuldade em se concentrar, e sempre acaba postergando ou preferindo passar o tempo nas redes sociais ou maratonando na frente da TV, veja o que fazer para ler mais. Confira algumas dicas para mudar seus hábitos!

“O Brasil tem índices de leitores bem abaixo dos países desenvolvidos, e isso se dá pela falta de interesse e oportunidades da população.”

A grande maioria diz que não tem tempo para adquirir esse hábito no dia a dia, ou que apenas tiveram experiências com a leitura na escola, lendo por obrigação. Essa é uma das razões pelas quais as pessoas se afastam dos livros. Mas hoje estamos aqui para te trazer dicas para mudar as estatísticas, e tornar a leitura um hábito mais comum na nossa sociedade, de forma saudável e produtiva.

Comece por algo mais leve

Se não sabe por onde começar, pesquise livros de contos, com temas que tenham a ver com você. Os contos são histórias mais curtas, que possuem poucos conflitos, e que são fáceis de prender sua atenção.

Crie um cronograma

Não entenda isso como uma regra, mas criar um cronograma pode te ajudar a ler num ritmo maior.

Por exemplo, se você ler 10 páginas por dia, em um mês terá lido um livro com mais de 200 páginas.

Vá percebendo a quantidade de páginas ou capítulo que consegue ler por dia ou por semana, sentindo até que ponto fica confortável e prático na sua rotina, sem desanimar da leitura.

Participe de grupos ou clubes de leitura

Da mesma forma que é muito mais prazeroso assistir a alguma série ou filme acompanhado, a leitura também pode ser compartilhada, se tornando algo ainda mais atrativo. Poder partilhar pensamentos e comentários sobre o livro que está lendo no momento gera muito mais entusiasmo e dinamismo para continuar. Além disso, ter com quem discutir a história aumenta sua percepção para outros pontos de vista.

Aproveite qualquer oportunidade para ler

Na correria do dia-a-dia acabamos preferindo a praticidade de pegar o celular e navegar pelas redes sociais, principalmente no transporte público ou no intervalo do almoço e na sala de espera de um consultório. Já parou para pensar que quando dizemos “não tenho tempo para ler”, na maioria das vezes estamos simplesmente mudando as prioridades sem enxergar as oportunidades? E se, nesses momentos você pegar um livro e otimizar seu tempo com algo que pode te levar para outro mundo, época ou dimensão? Aproveite cada oportunidade que tiver para ler um bom livro, passar o tempo de forma mais prazerosa e construtiva.

Para se ambientar na história

Muitas pessoas têm dificuldades de se prender na história por falta de imaginação. Quando lemos um livro, sobre qualquer tema, mas principalmente quando se passa em outra época, outra cultura ou local, precisamos imaginar como são os hábitos dos personagens, os lugares que são descritos na narrativa e muitos outros detalhes. Para facilitar esse processo e garantir mais interesse na leitura, pesquise referências visuais na internet. Isso te ajudará a criar os cenários e mergulhar ainda mais na história.

“Outra dica para facilitar essa conexão com o livro é escutar músicas, principalmente instrumentais, que tenham relação com o tema, ou aquelas playlists que ajudam no foco e concentração. “

Lendo um livro de fantasia e aventura? Pesquise playlists ou álbuns com trilhas sonoras de filmes e jogos desse gênero!

Não se culpe!

Não conseguiu ler as páginas que delimitou para o dia ou semana? Não se puna!

O hábito da leitura tem que ser algo agradável e que agregue no seu dia a dia. Não precisa ser algo rotineiro e cansativo. O mais importante é respeitar suas vontades, para que o livro se torne um amigo nos momentos de lazer.

Sem forçar

Começar a ler um livro, mas não conseguir se conectar com a história é algo super comum, e não deve ser visto como algo errado. Ao invés de forçar a leitura, escolha um outro livro para aquele momento. Aquele livro simplesmente não te agradou e tá tudo bem!

Crie um ambiente confortável

Prefere ler em momentos relaxantes, no conforto da sua casa? Crie um espaço especial para isso!

Para uma boa leitura, nada como ter uma poltrona confortável, com uma luz aconchegante e uma manta nos pés, agora que o clima está mais ameno.

Visite bibliotecas e livrarias

Para se iniciar na leitura, é muito importante ter contato com exemplares e toda a gama de temas e estilos de livros que existem. Frequentar ambientes como bibliotecas e livrarias pode te ajudar a se encantar por livros que nem sabia que existiam.

Praticidade

Hoje em dia temos muitas formas de ler um bom livro, seja com o exemplar físico, para quem ama sentir a textura do papel; e os e-books, que podem ser “carregados” de um lado para o outro por meio de notebooks, smartphones, ou até mesmo nos tablets de leitura digital, que garantem uma textura até mais confortável do que as telas comuns. O mais importante é escolher algo prático, para garantir mais conforto e facilidade para você.

Mesclar conteúdos

Se você já incluiu o hábito de ler na sua rotina, o ideal é mesclar e variar temas. Quanto mais variedade você colocar na sua lista de leitura, mais vai adquirir conhecimentos e absorver novas culturas, além de não correr o risco de se acostumar ou enjoar de determinado segmento ou estilo de escrita.

Estabelecer metas

Por fim, uma outra forma de se habituar com a leitura é estabelecer metas, que podem ser mensais ou anuais, de livros que deseja ler naquele espaço de tempo.

Mas não de um jeito que te deixe ansioso, ou de forma competitiva. Simplesmente, para criar aquele desejo de ler determinados títulos, ou te mover a conhecer novos mundos e possibilidades.

Essas são algumas dicas para te ajudar a adquirir novos hábitos em 2022! A leitura é transformadora e pode mudar toda sua visão de mundo, quebrando paradigmas e alimentando sua imaginação e criatividade. Se permita conhecer e viajar por novos universos, eras e culturas, abrindo um livro! A leitura só tem a agregar na sua vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Fale com um atendente.
Olá!
Sou a Teresa da Camesa em que posso ajudar?