Quer deixar a decoração do seu lar mais leve e com vida?

As melhores plantas e flores para cada tipo de ambiente

Possuir plantas e flores como parte da decoração traz vida ao local e oferece uma sensação de conexão com a natureza. Ter um espaço florido e vivo não é um benefício exclusivo para ambientes grandes e espaçosos, lugares compactos também são ótimos para cultivar um pouco de vida, como os famosos jardins verticais, que podem funcionar até mesmo como uma horta. Porém, mais do que somente peças de decoração, plantas são seres vivos que necessitam de cuidados e o lugar onde posicioná-las é um deles.

“Se você vai ter o primeiro contato com o mundo da jardinagem, já adiantamos uma dica: mire primeiro nas suculentas porque não exigem muitos cuidados e ocupam espaços menores.”

Cada espécie de planta se adapta melhor a um tipo de espaço com certa intensidade de luz, vento, frequência de irrigação. O blog Camesa separou algumas dicas das melhores plantas e flores para você cultivar em cada cômodo da sua casa.

Sala de estar

Locais mais arejados, com bastante janelas e muita claridade são perfeitos para a orquídea, que só não gosta de ser exposta diretamente ao sol. Jiboias, lírios-da-paz e antúrios também são boas opções para o ambiente.

Banheiro

Por mais que muitos acreditem que banheiro não é lugar de plantas e flores, é possível harmonizar corretamente. Violetas gostam de ambientes úmidos e Zamioculcas e Palmeiras são plantas que resistem bem ao vapor.

Escritório

Um ambiente mais sóbrio, de trabalho, merece plantas que são discretas e fáceis de cuidar, mas que dão um charme único ao local: aposte nas suculentas.

“Já foi comprovado cientificamente que pessoas que mantém algum tipo de contato com a natureza apresentam um nível superior de concentração.”

Quarto

Neste local, é interessante ter uma planta que exerça o papel de decoração com uma característica funcional, que é o caso da Espada de São Jorge, que purifica o ar e não necessita de rega constante. Samambaia e Hera também são boas pedidas e manter um vaso de lavanda próximo à janela ajuda a acalmar o ambiente e proporciona melhores noites de sono.

Cozinha

Jiboias são ótimas para o ambiente da cozinha, além das plantas que também são temperos, como alecrim, hortelã, salsinha e manjericão. A Gravatinha também é uma boa pedida por ser extremamente fácil de cuidar e quando felizes, brotam abundantemente.

Ambientes externos

Se o seu jardim é grande e possui uma boa área para plantio, aposte em plantas frutíferas. Lembre-se que esse fato está diretamente ligado a luminosidade do local: quanto mais luz, melhor para flores e plantas frutíferas.

Queremos saber sua opinião!