fbpx

Ainda dá tempo!

Como fazer uma festa Julina em casa!

Junho já passou, mas como estamos há tanto tempo sem poder comemorar esse período festivo tão tradicional no país, ainda dá tempo de curtir o friozinho com os pratos típicos da estação, de forma bem criativa e simples, no conforto da sua casa, ao lado de amigos e familiares!

“O mês mais tradicional para fazer festas com temática caipira é Junho, quando muitas cidades realizam quermesses e festas típicas, com os pratos deliciosos que só encontramos com melhor qualidade nesse período do ano, principalmente no interior.”

Mas há anos no Brasil, essa tradição permanece por mais um mês, que é Julho (ou até mais). Como o clima ainda está propício para acender uma fogueira ou tomar um quentão, por que não seguir com as festividades por mais um tempo? Para deixar sua casa pronta para uma festa junina ou julina, o mais importante é usar bastante cor, estampas de chita ou xadrez, e elementos que remetem ao interior do país, ao estilo caipira. Existem maneiras simples e práticas para decorar sua casa, para receber visitas ou para criar uma festa mais intimista. Confira!

Não precisa gastar muito!

Antes de qualquer coisa, você não precisa gastar muito para realizar uma festa com temática junina em casa, basta usar a criatividade e reaproveitar materiais que tiver em casa, como tecidos e papéis coloridos.

Fibras naturais e peças de madeira rústica deixam qualquer festa junina bonita e bem decorada. Pode ser até uma caixa de madeira que os feirantes usam para carregar frutas.

Procure tutoriais de DIY (Do It Yourself – faça você mesmo) na internet, para te ajudar a ter ideias de elementos decorativos para sua festa. Você encontrará opções infinitas com essas dicas.

Use suas habilidades culinárias

Outra forma de economizar é fazendo os pratos em casa, ao invés de comprar pronto. Para quem tem habilidades na cozinha, é possível recriar todos os pratos típicos das quermesses, de forma simples. Nos sites ou livros de receitas, você encontra os tradicionais pratos com milho, que é o principal ingrediente usado nessa época, como pamonha, curau, bolo cremoso, cozido com manteiga e muito mais. A canjica e o arroz doce são simples de fazer e super tradicionais na festa junina.

Pipoca, cachorro quente e churrasco marcam a presença dos pratos salgados nessa festa. Outros doces típicos são maçã do amor, paçoca, pé de moleque, cocada e doce de abóbora, muito tradicionais no interior do Brasil e que agradam qualquer paladar. Guloseimas com doce de leite também são muito comuns em algumas regiões do país, que vão desde bolos com cobertura a canudinhos recheados.

Use sua imaginação e criatividade.

Roupas e chapéus

As vestimentas de festa junina mais tradicionais são feitas de chita, que é aquele tecido bem estampado, colorido e floral, comum nas cidades do interior. As camisas xadrez e de flanela também são ótimas para esse tipo de evento, pois são confortáveis e quentes para o clima mais frio, perfeitas para ficar sentado em volta da fogueira, caso sua casa tenha quintal, ou a festinha seja feita um sítio.

Bandeirinhas e balões

Uma forma super simples de deixar sua casa decorada com o tema de festa junina é espalhar bandeirinhas e balões de papel, que podem ser papel de seda, papéis mais firmes como colorplus, tecidos estampados para as bandeirinhas que também dão um ar caipira ao espaço. Balões são facilmente encontrados em lojas de armarinhos e papelarias já prontos, nessa época do ano.

Esses elementos podem ser espalhados nas paredes de sua casa ou num cantinho especial, em cima de uma mesa com todos os quitutes. Com as bandeirinhas você também consegue criar um espaço instagramável na sua festa, para os convidados tirarem fotos com um fundo temático bem criativo.

Músicas

Nada mais legal do que deixar músicas típicas dessa festa tocando ao fundo, não é mesmo? Como o Brasil é vasto culturalmente falando, temos diversos estilos que englobam a festa junina típica. Por isso, vale tocar as músicas mais tradicionais da festa, forró e até sertanejo. Se você tiver um quintal bacana, ou uma sala espaçosa, pode improvisar uma dança de quadrilha bem animada!

Brincadeiras

Quem ama essa época do ano com certeza já participou de quermesses tradicionais, com barracas de jogos super animados como pescaria, lançamento de aro, tomba lata, entre outros, valendo prendas especiais. E você pode montar essas e outras brincadeiras divertidas em casa mesmo, pra entreter desde os pequenos até os mais velhos! Com objetos simples é possível criar várias brincadeiras. Caso não seja muito do “faça você mesmo”, pode encontrar também nas lojas de armarinhos e utilidades. Na internet você acha infinitas ideias de brincadeiras para deixar sua festa mais alegre.

Fogueira real ou fake

Se você tem um quintal ou terreno maior disponível para sua festa, como um sítio ou chácara, pode deixar sua festa ainda mais completa com uma fogueira, com direito a marshmallows e batata doce assada direto na brasa. Para aquecer os convidados, deixe mantinhas e cobertores dispostos pelo espaço, principalmente se a festa for realizada ao ar livre. Já se a festa for menor, dentro de casa mesmo, você pode abusar da criatividade, fazendo uma fogueira fake (de mentira), com papéis coloridos, luzes e até mesmo madeira, mas usando elementos que simulam o fogo. Deixando o espaço mais aconchegante. Também existem vídeos que simulam uma fogueira, até com o som de brasa estralando, que você pode colocar em sua TV como plano de fundo.

E aí, se inspirou? Aproveite esse tempo frio para aquecer seu coração e sua casa, confraternizando com o tema típico para essa época, valorizando a cultura nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Fale com um atendente.
Olá!
Sou a Teresa da Camesa em que posso ajudar?