Esse método é aplicado na decoração, na disposição dos móveis, cores, materiais e objetos, em cada cômodo. Tudo isso influencia no equilíbrio das energias, eliminando as ruins e atraindo as boas.
“O Feng Shui é uma técnica milenar chinesa que tem como foco principal o equilíbrio e harmonia das energias na casa ou ambiente.”
Primeiro, você precisa entender que toda a técnica do Feng Shui se baseia no Ba-gua – tipo de mapa dos centros de energia da casa. Se divide em oito segmentos que influenciam aspectos da vida, como na imagem:
Usamos o Ba-gua para moldarmos a energia do ambiente, para que ela possa circular livremente e beneficie aspectos específicos da sua vida. Esse mapa pode ser aplicado em cima da planta de sua casa, com a área do trabalho localizada na porta de entrada, ou na porta de cada ambiente separadamente. Para ativar as áreas do mapa, você precisa se atentar a algumas referências:
TRABALHO – Preto e Cores escuras
Elemento: Água
Forma: Sinuosa
Relacionado à vida profissional e rotinas diárias. Preto é a cor da sabedoria, intelectualidade e conexão espiritual. Mas não pode ser usada em excesso, para não causar sensação depressiva e sombria. Pode ser usada em bibliotecas e salas de estudo, ou em detalhes em outros ambientes.
ESPIRITUALIDADE/ SABEDORIA – Azul
Elemento: Terra
Forma: Quadrada
Representa as ligações com a fé e intuição. Também está relacionado ao desenvolvimento intelectual e autoconhecimento. O azul transmite tranquilidade e espiritualidade, principalmente em tons claros. Os tons mais escuros transmitem inteligência e sabedoria.
FAMÍLIA – Verde
Elemento: Madeira
Forma: Retangular
Está relacionado aos laços e vínculos familiares, ancestralidade, origem e raízes. O verde representa o florescer, realização de sonhos e objetivos. Ajuda também a renovar as energias e marcar novos ciclos. Remete aos elementos da natureza e das plantas, renascimento.
PROSPERIDADE – Roxo
Elemento: Madeira
Forma: Oval
Área onde concentra a energia de riqueza e prosperidade financeira, conquistas. O roxo é a mistura de vermelho com azul, ou seja, amor e sabedoria. É a cor que representa sorte, meditação, respeito e compaixão.
SUCESSO – Vermelho
Elemento: Fogo
Forma: Triangular
Reflete a energia, vitalidade, sucesso e reputação, social e profissional. O vermelho transmite paixão, vigor, energia e força. O ideal é que seja utilizada nos detalhes, por ser uma cor poderosa, sem excesso.
RELACIONAMENTO – Rosa
Elemento: Terra
Forma: Quadrada
Representa o amor e casamento, romance, sintonia e confiança. O rosa traz a união do vermelho com o branco, ou seja, do material com o espiritual, e expressa alegria e jovialidade, intenções mais puras.
CRIATIVIDADE – Branco e Tons Pastel
Elemento: Metal e Ar
Forma: Circular
Área onde se concentra a energia de ideias, visões para o futuro, planos, inspiração. O branco é a cor da paz, pureza e limpeza. É boa para ser utilizada em cozinhas e banheiros, mas não em excesso, pois pode causar ansiedade.
AMIGOS – Cinza
Elemento: Metal
Forma: Redonda e Esférica
Relacionado aos amigos e benfeitores, também simboliza viagens. O cinza é o equilíbrio dos opostos, branco e preto. Por isso, simboliza a solução de conflitos, harmonia e sobriedade.
SAÚDE (Centro) – Amarelo e Laranja
Elemento: Terra
Forma: Quadrada
É a conexão entre todas as áreas, equilíbrio das energias, onde se concentra a saúde do ambiente e de seus moradores. O amarelo representa poder e riqueza, concentração e comunicação, vivacidade.
Esses itens são alguns aspectos que podemos analisar quando aplicamos o Ba-gua na planta de uma casa ou de um ambiente específico. No Feng Shui, existem também pontos muito importantes que podem afetar diretamente a energia de um ambiente:
– Tem objetos quebrados? Jogue-os fora ou conserte-os.
– Excesso de objetos e móveis também travam a energia do ambiente.
– Portas e janelas devem funcionar perfeitamente, sem emperrar, para que haja uma troca de ventilação e energia em todos os espaços.
– Evite misturar objetos de trabalho e estudo no quarto, para não causar ansiedade ou agitação.
– Não posicione a cama com os pés diretamente apontados para a porta, ou abaixo da janela.
– Não use cores estimulantes como vermelho, laranja e amarelo nos quartos. Prefira tons suaves.
– É essencial que banheiros estejam sempre com a porta e a tampa do vaso sanitário fechadas, para que a energia não se esvaia.
– Evite manter facas expostas na cozinha, pois elas possuem uma energia própria muito forte e podem favorecer desentendimentos na casa.
– Não guarde pequenas porções de comida em potes grandes, para não refletir escassez de recursos.
Dicas para modificar a energia do seu ambiente:
– A cama deve ter uma cabeceira, preferencialmente sem espelhos. – Nos quartos, tenha sempre objetos em pares, para reforçar a união.
– Use tons vibrantes como laranja e amarelo em ambientes em que se pode estimular a criatividade, como escritório e sala.
– Lembre-se de representar todos os elementos em cada ambiente: madeira, água, fogo, terra e metal. Você não precisa usá-los literalmente, mas algumas trocas podem ser feitas como o vidro e espelho que são normalmente usados para representar água, vela ou luminária representando o fogo, objetos de cerâmica sendo a terra. Essas mudanças simples deixarão seu ambiente ainda mais aconchegante e cheio de estilo, além de equilibrar as energias.
– Deixe sempre os ambientes com uma visão ampla, de forma convidativa para pessoas e energias, principalmente nas salas.
– Na área de Prosperidade, procure deixar água corrente, pode ser um aquário ou uma fonte.
– Tenha plantas em áreas internas e externas da casa, para trazer a natureza mais próxima do ambiente, ajudando a atrair boas energias e vitalidade.
Siga nossas dicas e coloque em prática com elementos decorativos que mais se adequem ao seu gosto e estilo, mas sempre lembrando de observar os pontos citados.