fbpx

A Participação dos pequenos é fundamental!

Como incluir as crianças na rotina de arrumação da casa?

Muitos especialistas em educação infantil indicam a necessidade de incluir as crianças na rotina de arrumação da casa de forma gradual, sempre com muita paciência e respeito.

De acordo com a faixa etária, é possível inserir os pequenos na organização da casa, assim como em atividades que demandam pouco esforço físico, mas que estimulam a parte cognitiva infantil, entre elas: o desenvolvimento de responsabilidade, disciplina e independência para a vida adulta.

Dar autonomia para as crianças é um ponto muito importante que irá reverberar em seu futuro, além de formar pessoas mais responsáveis e atenciosas.

“Atividades domésticas ensinam os pequenos a valorizar o espaço em que vivem, respeitando também os outros integrantes da família.”

Mas, para isso, é extremamente necessário que os pais ou responsáveis estejam ao lado deles no primeiro contato, para ensinar cada atividade com calma e paciência, para que elas possam se desenvolver aos poucos.

Por isso, hoje trouxemos algumas atividades para as crianças participarem da rotina de arrumação da casa com mais diversão e leveza:

Arrumar a cama

Trocar o lençol da cama, afofar o travesseiro e esticar a colcha ou edredom são atividades simples e que não demandam muito esforço para os pequenos. E ainda ensinam a se preparar para as demais atividades do dia, com o quarto em ordem. É uma tarefa simples, que pode ser realizada até por crianças menores.

Organizar brinquedos e materiais escolares

Além de começar o dia com a cama arrumada, ensinar as crianças a manter sempre seus brinquedos e pertences organizados, nos lugares certos, é um dos pontos mais importantes para incluí-las na rotina.

Ensine seus filhos a criar hábitos para evitar bagunça, seja em qualquer espaço da casa. E isso começa desde a primeira infância, quando começam a aprender onde cada coisa deve ficar.

Depois que os pequenos passam a frequentar a escola, essa tarefa vai se tornar ainda mais importante para aprenderem a ter disciplina e responsabilidade com os demais no ambiente escolar.

Tirar o pó dos móveis

Para os menores, também é possível já incluir em tarefas de limpeza da casa que não causem riscos, como tirar o pó dos móveis, com espanador ou pano. É super simples e gera senso de participação da criança na rotina da casa, de forma leve.

Assim, ela começa a perceber que móveis e objetos devem ficar sempre limpos, entendendo que toda vez que sujar algo, terá que limpar.

Lavar ou secar a louça

Uma das tarefas mais comuns e recorrentes na rotina doméstica é a louça. Crianças a partir dos 7 anos já podem ajudar. Lavar itens que não sejam cortantes ou muito pesados é o ideal para que elas iniciem a ter essa responsabilidade.

Que tal colocar um degrau ou escadinha especial para os pequenos alcançarem melhor a pia? Assim eles ainda se sentem mais importantes e pertencentes àquela tarefa.

“Secar e guardar a louça pode ser uma boa forma de divisão de afazeres, principalmente se forem mais de duas crianças participando do processo, para que cada um entenda sua importância na atividade em grupo.”

Arrumar a mesa

Tarefas como separar guardanapos, talheres, copos e pratos para a colocação da mesa nas refeições do dia estimula também a criatividade e coordenação das crianças. Assim, elas conseguem perceber o espaço de cada pessoa, e as necessidades de cada um na hora de se alimentar.

Recolher o lixo

Algo muito simples, que nós adultos fazemos em modo automático, é recolher o lixo dos cestos internos da casa, como cozinha e banheiros. Mas essa é uma atividade super fácil de incluir na rotina de responsabilidades dos pequenos.

Ensine com calma como eles devem fazer e onde devem descartar o lixo da casa, assim como organizar depois, colocando uma sacolinha limpa ou de acordo com os seus costumes.

Varrer ou passar pano no chão

Conforme o crescimento e desenvolvimento de cada um, é possível perceber a hora de incluir mais atividades que irão gerar disciplina e responsabilidade para seus filhos. Uma casa limpa e organizada torna a rotina muito mais leve para todos que habitam nela. Varrer e passar pano no chão são tarefas, de certo modo, simples, mas que formam jovens mais atenciosos.

Inserindo o cuidado com o chão dos cômodos da casa na rotina das crianças, você ensina que tudo que fica no lugar correto e limpo, tem mais valor. Além de mostrar que toda vez que sujamos algo, principalmente o chão, é essencial que limpemos na hora, para não espalhar mais sujeira no espaço, não é mesmo? Ensine isso para seus filhos e confie no processo.

Colocar roupas na máquina de lavar

Desde a primeira infância, já é possível mostrar para as crianças que roupas limpas devem ficar separadas das sujas, seja por meio de cestos ou gavetas que indiquem isso.

“Ensinar desde pequenos que roupas não devem ficar espalhadas pela casa, principalmente depois de usadas, mostra o valor de cada coisa que temos e usamos.”

Depois disso, separar as roupas para lavagem, com o auxílio dos responsáveis, é uma atividade divertida, que estimula a percepção de texturas e tipos de roupas.

Ensine como separar roupas delicadas, peças de cama, mesa e banho, das roupas novas ou das que não podem manchar, por exemplo. Isso as tornarão mais estratégicas e compreensíveis no futuro.

Cozinhar e preparar alimentos

Uma das tarefas mais estimulantes e divertidas na rotina doméstica, para incluir os pequenos, é o preparo de alimentos. De acordo com a idade dos seus filhos, inclua atividades como a lavagem de legumes, verduras e frutas, ou a separação de ingredientes para o preparo de receitas.

Esse momento em família se torna ainda mais especial, criando memórias afetivas e vínculos relacionados à comida, que é algo que simboliza a união em muitas culturas. Que tal preparar algo simples e simbólico para iniciar esse hábito em sua casa, com a ajuda das crianças?

A partir dos 10 anos, as crianças já possuem coordenação motora suficiente para cortar ingredientes, além de utilizar o fogão, sempre com a supervisão de um adulto responsável nesse momento.

Lembre-se: O exemplo é o melhor professor! Então, foque em ser um adulto participativo em casa, realizando as tarefas domésticas com praticidade e de forma leve, sem gerar desconforto para que os pequenos tenham sempre vontade e inspiração para realizar essas atividades, e para que possam se espelhar e copiar.

Incentivo e motivação também devem fazer parte de todos esses processos, para que as crianças percebam cada avanço que conquistarem, com estímulos alegres, divertidos e lúdicos.

Outro ponto muito importante é: não sobrecarregar ninguém! Lembrando que as crianças devem priorizar sempre suas atividades de estudo e lazer, antes de qualquer outra atividade.

Com a Camesa, você conta com diversos produtos e dicas para tornar a rotina da casa mais divertida, colorida e confortável, para todos. Coloque em prática essas e outras atividades e marque a Camesa em seu post, para estimular mais crianças a participarem da rotina doméstica.

Escrito por: Thaís Xavier – Arquiteta, Urbanista e Designer | DezoitoCom PR

2 thoughts on “Como incluir as crianças na rotina de arrumação da casa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Fale com um atendente.
Olá!
Sou a Teresa da Camesa em que posso ajudar?