fbpx

repagine a sua casa trocando as cortinas

confira algumas dicas para renovar os cômodos da sua casa

Quando e como trocar as cortinas de casa

Você olha para os ambientes da sua casa e tudo parece estar com a mesma cara? Quer renovar o visual, mas sem alterar a pintura ou não tem como mudar toda a mobília? É possível repaginar sua casa ao trocar as cortinas dos cômodos!

Além desta sensação de querer renovar a decoração, existem outros sinais de que está na hora de promover esta mudança na casa. Por exemplo, quando os filhos crescem e o quarto ainda tem um ar infantil. Ou mesmo quando os móveis são novinhos e você quer dar um toque final ao ambiente.

Para solucionar dúvidas, como escolher entre cortinas curtas ou longas ou opções claras e escuras, e evitar arrependimentos, confira algumas dicas para não errar na hora de trocar as cortinas de casa!

Dicas para não errar quando trocar as cortinas

Comprimento da cortina

Se for na sala de estar ou jantar, que normalmente são espaços mais elegantes, o aconselhado é utilizar cortinas compridas. Este tipo de cortina proporciona mais nobreza ao ambiente e alongam o pé direito, dando a sensação de amplitude. Cortinas mais longas podem ser usadas também no quarto.

Na cozinha, a cortina curta é a ideal, por causa dos balcões e armários, assim como a gordura que pode grudar no tecido durante o preparo dos pratos.

Medidas

Meça bem as janelas antes de comprar qualquer modelo de cortina. Garanta que o modelo escolhido tenha aproximadamente 20cm de tecido a mais para cada lado da janela, para que não fique muito esticada.

Em versões mais longas, não use mais que 4cm arrastando no chão. Esse é o limite para que a cortina não acumule poeira e não dificulte a circulação no local.

Cores e estampas

Cortinas de cores claras conferem amplitude e leveza ao ambiente. Já as cortinas de cores escuras conferem um tom mais intimista.

Quanto a estampa, a cortina floral dá um ar mais romântico, enquanto tecidos lisos ou listrados tornam o espaço contemporâneo. Para deixar a decoração despojada, aposte em estampas gráficas. Porém, ao optar por este modelo, cuidado para não deixar o cômodo com um ar cansativo. Busque um equilíbrio visual. Use a cortina estampada com um sofá e uma parede neutros.

Varão

O local ideal para colocar o varão vai depender da altura da parede. Se a parede for baixa, a instalação do varão deve ser feita o mais próximo possível do teto. Já se a parede for alta, acima de 2,70m, instale no ponto entre a janela e o teto. E não se esqueça que o varão é o acabamento da cortina e por isso deve ser escolhido para compor o ambiente e acrescentar charme e elegância para a cortina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Fale com um atendente.
Olá!
Sou a Teresa da Camesa em que posso ajudar?