fbpx

Manter a segurança e saúde dos pequenos é essencial

COMO MANTER A CASA SEGURA PARA CRIANÇAS?

Tampar tomadas, colocar telas nas janelas, separar cômodos com portõezinhos ou colocar piso antiderrapante, são ótimas modificações para se fazer numa casa que receberá um bebê ou crianças, mas não são o suficiente para garantir segurança total ao espaço. 

Quem convive com os pequenos sabe o quanto eles são curiosos e ativos, por isso é necessário prevenir ao máximo que acidentes aconteçam, deixando sua casa totalmente segura. Até mesmo as crianças mais quietinhas correm o risco de sofrer acidentes no ambiente doméstico, seja nas brincadeiras do dia a dia, ou na hora de aprender a engatinhar.

“É necessário se atentar a todos os detalhes, quando se trata de segurança. Alguns utensílios que julgamos ser inofensivos, podem se tornar vilões, se mal armazenados ou descuidados.

Separamos algumas dicas super úteis, para tornar sua casa um ambiente confortável e seguro para os pequenos, tomando todos os cuidados possíveis. Cada cômodo possui suas particularidades e riscos, então veja atentamente o que pode ajustar em cada um deles. 

Cozinha 

 O ambiente que apresenta mais riscos à segurança das crianças é a cozinha. Todos sabem que facas e objetos afiados devem ficar fora do alcance de crianças e animais domésticos, assim como os produtos de limpeza, que podem ser facilmente confundidos com bebidas, com suas cores marcantes, que atraem a atenção dos pequenos. 

Na hora de cozinhar, acostume-se a deixar os cabos das panelas para o lado de dentro do fogão, para que não corra o risco da criança esbarrar ou ter facilidade de puxá-los. Quando não estiver utilizando o fogão, mantenha o registro de gás desligado, evitando a possibilidade de intoxicação, caso esqueça o botão acionado. 

Além disso, evite deixar o piso molhado ou engordurado, para que nem os pais nem as crianças escorreguem e sofram quedas. O que ajuda muito nesse problema é a utilização de tapetes próprios para cozinha, que são antiderrapantes. 

Quarto 

 O quarto é um dos ambientes que possuem grande probabilidade de acidentes, apesar da falsa impressão de segurança que aparenta ter. Um dos primeiros pontos que você precisa se atentar, em todos os cômodos da casa, principalmente se mora em apartamento, é instalar telas ou malhas de proteção em janelas e varandas, pois a altura é um dos grandes inimigos da segurança das crianças. 

Além disso, o ideal é que o berço possua cercadinho firme, na altura recomendada para cada idade. Esse mesmo ponto serve para beliches e camas mais altas, que devem garantir proteção às crianças de todos os tamanhos. 

O quarto costuma ser o ambiente em que as crianças passam a maior parte do tempo, por isso é recomendado utilizar tapetes, evitando o contato direto com o chão frio. Para isso, não se esqueça de escolher modelos antiderrapantes, evitando quedas.

A supervisão de um adulto responsável é um ponto essencial para a segurança em casa, principalmente na hora das brincadeiras, pois brinquedos pequenos também apresentam um grande risco pela curiosidade e estímulos que despertam nas crianças, com suas cores e formatos atrativos. 

Evite ao máximo ter cortinas e persianas com cordões, para evitar enforcamentos ou outros acidentes. Além disso, tapar todas as tomadas com protetor específico é de extrema importância para a segurança do seu lar, porque costumam ficar numa altura muito propícia à curiosidade das crianças. 

 Banheiro 

 Outro ponto para te atentar na casa é o cuidado com o box do banheiro, que deve ser de preferência de vidro temperado ou algum material que não se torne cortante caso quebre com impactos e, de preferência, deve permanecer fechado. 

Aparelhos eletrônicos como secador de cabelo e chapinha também devem ficar fora do alcance dos pequenos, e desconectados de tomadas, evitando queimaduras e choques elétricos. 

O risco de afogamentos em crianças é muito maior, então se atente a qualquer acúmulo de água que possa gerar poças em objetos ou no chão. 

Assim como na cozinha, os produtos de limpeza e cosméticos se tornam muito atrativos para os pequenos, por isso, mantenha-os longe de seu alcance, de preferência, fechados em armários trancados. 

Sala 

 Como nos outros cômodos, evite cortinas e persianas com cordão, na sala de estar e jantar. 

Um ponto muito importante para se preocupar na hora de decorar uma casa segura para crianças é evitar móveis com arestas muito marcadas e em materiais cortantes, como mesas e estantes de vidro, com formato retangular. Caso não tenha outra opção, instale protetores de cantos para móveis, tornando as pontas menos afiadas. 

Tapetes antiderrapantes são importantíssimos num ambiente que recebe crianças, para evitar o contato direto com o chão frio e escorregões. 

A sala de estar é muito propícia a ter fios expostos e bagunçados nos eletroeletrônicos, como televisores, aparelhos de som, roteadores, entre outros. Por isso, o ideal é organizar os fios em separadores fixos atrás dos móveis ou na parede, ajudando também na decoração da casa, parecendo mais arrumada. Sabemos o quanto isso é difícil de conquistar quando temos crianças, não é mesmo? 

Quintal e varanda 

 A tela de proteção é o principal ponto de cuidado para quem tem varanda em casa ou no apartamento, devido à altura. Além disso, quem cultiva plantas precisa tomar um cuidado extra com algumas espécies que podem ser tóxicas à saúde, se ingeridas. Essa dica também vale para quem tem animais de estimação em casa. 

Da mesma forma como no banheiro, é preciso se atentar ao acúmulo de água, que pode causar afogamento nos pequenos, a partir de 2,5 cm de altura de água. 

Piso escorregadio é outro aspecto que pode gerar acidentes em quintais, principalmente descobertos, inclusive para os adultos. Então, instalar adesivos antiderrapantes ou fazer uma reforma maior na casa pode solucionar esse problema. 

 Esses são pontos básicos que precisamos nos preocupar quando pensamos numa casa segura para crianças, e até mesmo para idosos. 

Com os produtos da Camesa você pode tornar seu ambiente ainda mais confortável e seguro para toda a família. 

Escrito por: Thaís Xavier – Arquiteta, Urbanista e Designer | DezoitoCom PR

1 thought on “Como manter a casa segura para crianças?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Fale com um atendente.
Olá!
Sou a Teresa da Camesa em que posso ajudar?