fbpx

saiba como higienizar o seu colchã0

Mitos e verdades sobre como limpar o colchão

Muitas pessoas nem sonham, mas podem estar dormindo em cima de milhões de bactérias. Sim, além de embalar o descanso de todos os dias, o colchão também acumula ácaros, verdadeiros vilões para quem sofre de doenças como rinite ou asma.

Para combater a multiplicação desses inimigos, é preciso limpar o colchão e manter a higiene do local em dia.

Como limpar o colchão

Para manter a cama limpa, biomédicos aconselham que as pessoas utilizem capas protetoras, com zíper e feitas de material impermeável por dentro e de algodão por fora nos colchões. Ter duas capas – para poder revezar e trocar uma vez por semana – assim não será necessário limpá-lo nunca.

Limpeza preventiva

Se você não quiser usar as capas, uma opção recomendada por biomédicos é que seja aplicada uma solução, uma vez por mês, para limpar o colchão.

Polvilhe bicarbonato de sódio na superfície do colchão e deixe o pó por 30 minutos. Na sequência, a dica é usar um aspirador de pó com filtro HEPA – tipo que retém partículas mais finas – para retirar os resíduos. Essa especificação do filtro garante a retirada de ácaros vivos, mortos e suas fezes.

Limpeza de impurezas

Se for preciso limpar outras impurezas, como vômito ou urina, um procedimento semelhante à higiene mensal pode ajudar.

Polvilhe bicarbonato de sódio na região e aguarde 30 minutos, aspire e, por fim, passe um pano embebido em vinagre. Lembre-se de torcer muito bem o pano antes de passá-lo na superfície.

Caso o cheiro persista, repita a operação.

Colchão deve tomar sol

O sol tem ação de desinfecção pelo ultravioleta. Só que esse raio só pega na superfície, e os ácaros estão por dentro. O calor vai aquecer a gordura do corpo, deixando-a em uma temperatura ótima para os ácaros se alimentarem. É como um banquete.

A dica para arejá-los, é colocá-los em um local aberto, sempre à sombra.

Quando o colchão deve ser trocado

Pode não parecer, mas colchão também tem prazo de validade. Colchões de espuma duram entre dois e três anos, já os de mola podem chegar a sete ou oito anos. De acordo com biomédicos, um colchão com 10 anos pode ter mais de um trilhão de ácaros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Fale com um atendente.
Olá!
Sou a Teresa da Camesa em que posso ajudar?