O INVERNO CHEGOU!

Como driblar o frio em casa

A maioria dos brasileiros não consegue se animar quando o frio chega, e isso se dá porque as casas no nosso país não são projetadas para suportar temperaturas mais baixas, já que em mais da metade do ano o clima é mais quente. E nós viemos te trazer hoje algumas dicas para aquecer o lar e o coração para essa época mais fria, pensando no conforto térmico da sua casa, de forma simples. Confira!

Mantas e cobertores

Antes de mais nada, se você é daquelas pessoas que sentem bastante frio, é importante que tenha diversas mantas e cobertores espalhados pela casa, principalmente nos ambientes em que fica por mais tempo, como sala e quarto.

“Montar uma cama bem aconchegante e quentinha é ideal para te proporcionar uma boa noite de sono, mesmo com a sensação térmica baixa. Deixando sempre as peças mais quentes disponíveis para a queda de temperatura no meio da noite.”

Verifique as entradas de ar

Se sua casa tiver muitas janelas e portas, é importante verificar se as mesmas estão bem vedadas, ou seja, se existem brechas que permitem a saída de ar quente e entrada de ar frio, mesmo quando estão fechadas. Você pode observar essa passagem de ar através das cortinas. Caso necessário, vede essas aberturas com fita isolante ou pesos de porta em formato de cobra, para as portas que tenham um vão em sua parte inferior.

Sabemos da necessidade de trocar o ar da casa diariamente, mas procure fazer isso por um período curto de tempo nos dias mais frios, e em horários em que a temperatura não esteja tão baixa.

Deixe o sol entrar

No inverno, os momentos de sol são menos frequentes do que nas outras estações do ano, e numa posição que não abrange a iluminação de todos os ambientes da casa, ainda mais se ela for posicionada para a direção Sul. Mas é possível aproveitar ao máximo a entrada de luz e calor do sol, trazendo ar quente para sua casa.

Perceba os horários em que o sol esteja direcionado para suas janelas e portas, deixando-as abertas por um curto período, para deixar o calor entrar, mesmo que fraco. Isso vai fazer diferença no restante do dia, retendo esse ar mais quente por algumas horas dentro de casa.

Cortinas e tapetes

Outro ponto importante e simples para aquecer sua casa é utilizar cortinas nas janelas, principalmente nos quartos. Assim como tapetes mais felpudos proporcionam maior conforto térmico para os ambientes, como salas e quartos.

Revestimentos

Se sua casa possui piso frio, é bem provável que você sinta o ambiente bem gelado nos dias de inverno. Para garantir maior conforto térmico nos ambientes como quartos e salas, você pode colocar pisos vinílicos ou laminados de madeira. Esses materiais retêm mais o calor em sua superfície, e são super simples de limpar. E também garantem mais conforto durante o ano todo.

Torneiras de água quente

A gente sofre para lavar a louça ou o rosto quando chega o inverno, não é mesmo? A água gelada na torneira deixa tudo mais difícil. Mas você pode mudar isso instalando uma torneira com aquecedor de água, que pode ser elétrico ou a gás. Pode encarecer um pouco suas contas, mas vale a pena, se você sofre muito com a água gelada.

Posição dos móveis

Evite deixar os móveis encostados nas paredes, principalmente naquelas que não batem sol, e que ficam mais geladas nesta época do ano. Não deixe camas e sofás na direção de correntes de ar ou encostados em janelas. Ambientes com mais móveis e objetos tendem a ficar mais aquecidos, aproveite essa época para abusar da criatividade na decoração.

Iluminação

Para tornar seu ambiente mais aconchegante e confortável, a utilização de luzes em tons quentes é essencial. Elas aumentam a sensação de calor e aconchego, principalmente se utilizada em abajures e arandelas, criando uma iluminação indireta.

Cores

A utilização de objetos, móveis e paredes em tons quentes torna o ambiente mais acolhedor para os dias mais frios. Tons terrosos nos ambientes mais frequentados como sala de estar, sala de jantar e quartos podem deixar sua casa mais agradável.

“Crie composições utilizando as paredes coloridas, móveis mais neutros e um jogo de cama estampado, por exemplo. Ou uma manta quentinha no sofá, combinando com almofadas.”

Móveis de madeira também transmitem um aconchego maior ao ambiente, por serem de um material mais rústico, criando essa conexão com a natureza mesmo dentro de casa.

Aquecedores e lareiras

Caso já tenha tentado todas as dicas acima, você pode recorrer a um aquecedor. Essa é a alternativa mais prática para aquecer sua casa, sem precisar fazer instalação de aparelhos ou lareiras, principalmente para quem mora em apartamento ou casa alugada, onde não é possível modificar a estrutura. Hoje em dia existem muitos modelos disponíveis de aquecedores no mercado, incluindo os elétricos portáteis, que são práticos para circular pelos ambientes da casa sem nenhum problema. Lembre sempre de deixar o aquecedor longe dos animais domésticos e crianças, para evitar acidentes.

Para quem tem mais espaço em casa e quer mudar o ambiente, vale criar um espaço de estar com uma lareira bem rústica, que garante o aquecimento da casa toda, se for localizada de forma central. Mas esses tipos de aquecimento demandam cuidados especiais com a segurança da casa, principalmente ao manusear fogo em áreas internas. Mantenha sempre com uma distância segura materiais inflamáveis e tecidos. Nunca se esqueça de apagar o fogo antes de sair de casa ou dormir.

Em relação aos aparelhos elétricos, sempre verifique a voltagem correta, nunca deixe por muito tempo ligado, além do recomendado pelo fabricante.

Agora que você tem todas essas dicas, para que sofrer com o frio dentro de casa? Aproveite o que essa estação pode trazer de melhor, com muito conforto térmico e aconchego, ao lado das pessoas queridas. E lembre-se sempre de contar com os produtos da Camesa para deixar seu lar quentinho e preparado para todas as estações do ano!

Queremos saber sua opinião!