fbpx

Ama estampas, mas não sabe como combiná-las?

Como combinar diferentes estampas em um mesmo ambiente

A decoração de um ambiente é capaz de, além de traduzir a personalidade do proprietário ou marca, trazer vida ao local. A mistura de estampas na decoração é uma tendência cada vez mais comum e esse estilo traz mais descontração e dinamismo ao lugar e se chama “composé”, que significa “composto” em francês.

“Combinar dois tipos de estampas, sejam geométricas ou mais orgânicas, cria ambientes autênticos e divertidos e é um recurso para explorar diversas cores, efeitos e texturas em um único cômodo.”

Onde usar a técnica

A mistura de estampas pode ser utilizada em quaisquer cômodos da casa, seja no quarto, sala, cozinha ou até banheiro. Quando o assunto é especificar melhor onde usar e abusar de estampas, você pode optar em mantê-las em superfícies maiores como móveis, tapetes, papel de parede ou cortina, por exemplo, ou em superfícies menores, como almofadas, porta retratos e luminárias.

Para os menos ousados, aposte primeiro em aplicar essa decoração em detalhes e a sugestão é escolher as estampas mais comuns, como listrado ou florido.

“Para que o ambiente fique muito extravagante e confuso, basta somente um deslize. Portanto, é interessante que você preste atenção em alguns detalhes na hora de colocar duas estampas no mesmo ambiente.”

Cuidados e dicas

Uma dica é escolher uma cor principal e variações dessas cores para as diferentes estampas para que exista uma linguagem em comum entre os diferentes padrões. Se quiser optar por cores muito diferentes, use como base o círculo cromático para utilizar cores complementares.

Outra sugestão é não manter as estampas muito próximas, intercale com uma peça de cor sólida e lisa entre elas. Essa técnica espaça as diferentes informações contidas nas estampas, dando um respiro ao ambiente.

Texturas também podem ser incorporadas como um tipo de estampa na decoração. Um exemplo são almofadas de jeans em um sofá listrado.

Estampas em preto e branco são mais neutras e proporcionam uma variedade maior de combinações harmônicas com outras estampas, então se você tem dúvidas por onde começar, este é um bom caminho.

É importante também se atentar as mensagens que as estampas podem trazer. Assim como em roupas, listras, por exemplo, trazem diferentes conotações de acordo com a forma que são dispostas: linhas horizontais induzem a percepção de um ambiente mais amplo e linhas verticais, um ambiente mais alto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Fale com um atendente.
Olá!
Sou a Teresa da Camesa em que posso ajudar?