fbpx

Esfriou aí? Que tal uma xícara de chá?

Dicas de chás e infusões para cada momento

Depois de mais de dois anos de pandemia, percebemos o quanto precisamos da natureza e de seus benefícios. Muitas pessoas passaram a ingerir mais alimentos naturais e saudáveis, assim como os chás e infusões de ervas, que nos trazem diversos benefícios, se usados na hora certa.

Uma xícara de chá vai bem a qualquer hora do dia, mas precisamos entender o momento certo de ingerir cada erva, para não sofrermos com os efeitos indesejados.

“Podemos tirar proveito de chás e infusões para os momentos de estresse, má digestão, indisposição ou para melhorar nossa imunidade.”

Confira abaixo algumas indicações certas para cada necessidade da rotina.

Primeiramente, vale destacar que chá é uma bebida feita a partir da planta chamada Camellia sinensis, de origem oriental. Os tipos de chás tirados dessa planta são verde, preto, branco e vermelho. Tudo que for alcançado a partir de outras ervas, frutas, especiarias e flores é denominado infusão.

Chá ou infusão, o importante é focar nos benefícios que cada um pode trazer para nossa saúde e bem-estar. Além de nos trazer calor e aconchego nos dias mais frios, principalmente no inverno, onde nossa imunidade fica em baixa.

Calmantes

Para os dias mais estressantes, as infusões mais indicadas são camomila e erva-cidreira, além de melissa e valeriana. Essas ervas possuem características perfeitas para quem busca relaxar e garantir uma boa noite de sono, depois de tomar uma xícara de chá quente.

A camomila alivia sintomas de ansiedade e insônia, assim como má digestão e inflamações, por ter propriedades cicatrizantes e antioxidantes. A erva-cidreira, ou melissa, possui efeito calmante e sedativo, sendo ideal para tomar antes de dormir, sendo também ótima para melhorar a digestão e problemas estomacais. A erva-doce também entra na lista das ervas que auxiliam a relaxar o corpo, indicada para tomar a noite, para insônia.

Para despertar

Se você acorda com muito sono e precisa de estimulantes para despertar, os chás e infusões mais indicados são os que possuem cafeína como característica. São os chás da planta Camellia sinensis, preto, vermelho, verde e branco. Principalmente o chá preto, que aumenta a capacidade de alerta do corpo, diminuindo a sensação de cansaço. Também ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.

São indicadas também as infusões frescas como hortelã, gengibre e limão, de preferência in natura.

Melhorar a digestão

Algumas das ervas já citadas também possuem ótimo efeito para melhorar o funcionamento do sistema digestivo, como a camomila e a erva-cidreira. Aumentando essa lista, o hortelã é um aliado perfeito para quem tem problemas estomacais e flatulência, pois diminui os movimentos peristálticos do intestino. E ele é bom se você precisar tomar durante a noite, pois não possui cafeína.

O boldo é a erva mais conhecida quando se fala em chás para problemas digestivos, principalmente para quem está com aquela ressaca ou com sensação de mal estar depois de abusar na comida, por ter lactona, um princípio ativo que auxilia na digestão de gorduras. Além disso, o boldo também possui propriedade diurética e levemente laxante.

O alecrim também é um bom aliado para problemas digestivos, combatendo inchaços e quadros de vômito e diarréia. Essa erva é diurética e estimula o corpo a eliminar toxinas retidas no organismo.

A erva-doce possui diversos benefícios, principalmente para quem tem azia e má digestão, auxiliando a diminuir inchaços. E também tem propriedades calmantes.

Aumentar a imunidade

Nessa época do ano, com as temperaturas mais baixas, nosso corpo tem dificuldade em manter a imunidade alta. Por isso, é importante manter o corpo aquecido, acima de qualquer coisa, seja com mantinhas, roupão de microfibra e agasalhos. Os chás e infusões nos auxiliam a esquentar o corpo por dentro.

Para melhorar a imunidade, os maiores aliados são gengibre, hortelã, cravo e limão. Esses ingredientes podem ser usados de forma separada ou em blends que combinam os benefícios, além de seu sabor revigorante. Principalmente o gengibre e o limão são aliados também para auxiliar em gripes e resfriados, em sintomas como dor de garganta e coriza.

Diuréticos

Alguns chás e infusões são aliados perfeitos para quem busca perder peso, desinchar ou fazer um “detox” no organismo.

O de hibisco é bem conhecido, principalmente por seu sabor refrescante, que combina até mesmo gelado. Ele ajuda a diminuir a retenção de líquidos pelo corpo, controla o colesterol e o nível de glicose no sangue. Também possui propriedade anti-inflamatória e antioxidante.

O chá verde vem se tornando cada vez mais presente nos lares brasileiros, principalmente por sua capacidade termogênica, atraindo quem quer emagrecer, pois ele acelera o metabolismo, ajuda a diminuir a retenção de líquidos e melhora a digestão. Ele também traz benefícios para o cérebro, diminuindo as chances de demência e Parkinson, por quem o ingere diariamente.

Para cólica menstrual

Muitas mulheres sofrem todo mês com cólicas menstruais. Só quem tem sabe o quanto pode ser incapacitante sentir essas dores, não é mesmo? Mas a natureza está aqui para nos ajudar até nesses momentos.

Ervas muito conhecidas para dores menstruais são a camomila e a erva-cidreira. Assim como elas auxiliam quem sofre de insônia, elas também possuem capacidade anti-inflamatória e cicatrizante, relaxando a musculatura uterina.

Quantidades recomendadas

Como sabemos, tudo em excesso faz mal. Mas é possível ingerir chás e infusões diariamente, não ultrapassando as 2 ou 3 doses de uma mesma erva no dia, pois alguns podem desregular a pressão arterial, principalmente para quem já tem histórico de pressão alta ou baixa.

Os chás que possuem cafeína devem ser bebidos com moderação para quem possui sensibilidade no estômago. E em excesso podem causar insônia e ansiedade.

Contraindicações

Gestantes, lactantes e crianças pequenas devem ficar atentas a determinados chás e infusões, pois existem chás com propriedades abortivas ou que causam má formação e contrações uterinas. Bebidas com cafeína devem ser evitadas também pelas lactantes, pois podem passar os efeitos pelo leite materno, causando riscos à criança.

Existem ervas que não são indicadas para ingestão de certos medicamentos simultaneamente, caso esteja fazendo algum tratamento. Siga sempre as orientações médicas para cada caso. E vale lembrar que as indicações que trouxemos não substituem os tratamentos convencionais.

Então, prepare sua água quente e a caneca para se beneficiar com as propriedades dos chás e infusões para cada momento da sua rotina, e garanta maior qualidade de vida. Aproveitando os dias de inverno para aquecer o corpo e a alma, com o calor de uma xícara fumegante de chá, para aquele momento de aconchego debaixo do cobertor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Fale com um atendente.
Olá!
Sou a Teresa da Camesa em que posso ajudar?