fbpx

O calor está chegando, e quem não ama uma casa fresquinha?

Dicas para deixar a casa mais fresca no calor

Com a chegada dos dias mais quentes e ensolarados, não é nada agradável tentar relaxar na sua própria casa e sentir o incômodo de um ambiente abafado, não é mesmo?

Manter um ar-condicionado ou um ventilador ligado o dia inteiro pesa no bolso e não são soluções ecologicamente corretas para tentar deixar o ambiente mais fresco. Existem outros recursos e maneiras mais econômicas e naturais para refrescar os ambientes.

“Dados apontam que, um aparelho de ar-condicionador ligado durante quatro horas consome 63% do total de energia do mês todo.”

O blog Camesa trouxe algumas dicas de como você pode deixar a sua casa com uma temperatura mais confortável.

Invista em tecidos claros

Os tecidos de cores claras refletem a luz, enquanto os de cores mais escuras absorvem, deixando o ambiente mais quente. Por isso, opte sempre por almofadas, roupas de cama, cortinas com cores mais sóbrias. Outra dica é também escolher o algodão ou linho porque são tecidos que respiram melhor e não absorvem muito calor. É importante lembrar de não deixar esses tecidos expostos diretamente ao sol pois os raios solares podem causar danos a estrutura da fibra e a estrutura do móvel, como sofás, por exemplo.

Utilize lâmpadas de LED

Além de muito mais econômica, as lâmpadas de LED esquentam menos que as incandescentes, as quais transformam apenas 5% da energia recebida em luz, enquanto o restante se traduz em calor. 

“A lâmpada de LED é uma opção muito mais sustentável por utilizar 85% menos energia e durar 50 mil horas, enquanto as incandescentes duram somente mil horas e queimam com mais facilidade.”

Tenha plantas na casa

Plantas não são apenas ótimas apostas de decoração, elas também são seres vivos extremamente importantes para a vida no planeta devido ao processo de fotossíntese que transforma o gás carbônico em oxigênio, purificando o ar. Esse processo também proporciona um ambiente mais fresco, uma vez que as plantas “transpiram” a água que sobra da fotossíntese.

Mantenha as cortinas fechadas

Essa dica pode parecer controversa, mas confie nela. Impedir a entrada de luz no ambiente pode reduzir a temperatura em até seis graus. Uma sugestão para não barrar a circulação de ar com as cortinas fechadas é apostar em tecidos vazados e leves que não impeçam o vento de entrar na casa.

Água refresca e melhora a qualidade do ar

Distribuir baldes com água ou fontes, para uma alternativa mais elegante, é uma ótima maneira de refrescar o local e melhorar a qualidade do ar. Com o tempo, a água vai evaporando e aumentando a umidade do ar. Essa é uma solução que pode ajudar a resolver dois problemas de uma única forma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Fale com um atendente.
Olá!
Sou a Teresa da Camesa em que posso ajudar?