fbpx

aprenda como aquecer o ambiente!

Prepare sua casa para o Outono

O Outono está chegando, e com ele, aquele ar fresco pela manhã e no fim da tarde. Como fazer sua casa ficar mais aconchegante e aquecida para essa estação?

Confira as dicas que trouxemos para te ajudar!

“Nessa estação começamos a ficar mais acolhidos em casa, maratonando séries, jogando jogos de tabuleiro, lendo um bom livro, recebendo os amigos e familiares, e muitas outras atividades que só nosso lar pode proporcionar.”

Você não precisa reformar a casa inteira para conseguir criar um ambiente aconchegante e mais aquecido. Com toques simples, é possível transformar seu ambiente para receber os dias mais frios.

Usando elementos como tapetes, mantas e almofadas, nos materiais certos, sua casa já cria um outro visual, muito mais acolhedor.

Tecidos e revestimentos

Um dos pontos mais importantes na hora de aquecer os ambientes da sua casa é a escolha dos tecidos e materiais dos jogos de cama e dos elementos decorativos, principalmente nos quartos e sala, onde buscamos mais aconchego. Uma dica é sempre escolher peças com tecidos mais acolchoados, flanelados ou aveludados, como mantas, cobertores e edredons. Eles podem ser utilizados para cobrir a cama, colocados no pé da cama ou para deixar de manta no sofá, para aquele aconchego na hora de assistir série.

Deixar almofadas bem fofinhas no sofá e na cama também transmite um ar de acolhimento maior, mesclando diversos tecidos e tramas, como as de tricô com as de flanela ou veludo.

Esses tecidos possuem um toque mais suave e macio, o que facilita o aquecimento do ambiente. E assim você cria um espaço totalmente repaginado a cada estação, de maneira simples.

Tapetes

Utilizar tapetes também é uma ótima solução para aquecer sua casa nessa estação, pois eles evitam o contato direto do nosso corpo com o chão gelado, e criam maior conforto para quem gosta de andar descalço pela casa, ou de pantufa.

Um bom lugar para usá-los é ao lado da cama, para não haver o contato com o chão frio ao levantar. No meio da sala também é um bom local para criar esse aconchego e ainda delimitar o espaço do ambiente. Nesse caso, é uma dica que vale para qualquer clima. O que importa é combinar o estilo da sua decoração com o material utilizado. No outono/inverno, o indicado é usar tapetes com tecidos mais grossos, peludos e afofados.

As capas de sofá também podem deixar sua sala mais aquecida, ainda mais se seu sofá for de algum material que não retém muito calor, como couro ou courino.

Outro local onde o tapete auxilia muito, principalmente quando o clima está mais frio, é o banheiro. Nada como sair do banho quente e ter um tapete confortável, para não ter que pisar no chão direto. São diversos modelos de tapetes de banheiros disponíveis, incluindo os mais macios, como o Flannel Outlet, da Camesa.

Iluminação

Quando o clima está mais fresco, a incidência de sol nos ambientes fica mais fraca, ou seja, menos luz entrando pelas aberturas de janela. Para isso, precisamos de maneiras de reforçar o conforto ambiental com mais iluminação artificial. O ideal para criar um ambiente aconchegante é explorar abajures e luminárias de mesa, que criam uma iluminação indireta, deixando mais confortável aos olhos.

Para acrescentar ainda mais calor, utilize lâmpadas de tons quentes e amareladas.

Cortinas

Usar cortinas nessa época pode criar um ambiente mais aquecido, pois elas seguram o frio que vem das janelas, principalmente as de tecido mais grosso ou blackouts.

Lembrando sempre de deixá-las abertas durante o dia para a entrada da luz solar, mesmo que com menor incidência nesses dias. A troca de luz e ventilação dos ambientes é muito importante para o conforto e para a saúde, para que não haja acúmulo de bactérias e fungos no espaço interno.

Lareiras, Aquecedores e Velas

Se sua casa tem uma lareira, já garante um ambiente mais aquecido e aconchegante por si só. Mas, como no Brasil a maioria das pessoas não tem esse privilégio, existem opções portáteis de aquecedores no mercado que garantem esse conforto a mais, para ambientes muito frios.

Outro elemento que traz essa sensação de conforto térmico e visual é a vela, que pode ser utilizada de diversos formatos, cores, tamanhos e aromas. As velas podem ser utilizadas para aquecer, criar momentos românticos e aconchegantes, aromatizar ambientes, criando um clima mais confortável, principalmente na época do outono.

“Fique atento ao local que você vai colocar aquecedores e velas, mantendo sempre distante de tecidos, para não causar possíveis acidentes.”

Elementos decorativos

Para complementar o ambiente para o outono, indicamos também a utilização de objetos e móveis de madeira, que deixam seu espaço mais rústico e confortável. Arranjos de flores e galhos secos também deixam a decoração com um toque mais convidativo e vivo.

O uso de peças em fibras naturais e artesanais, também deixam sua casa mais aconchegante e receptiva, com um ar de fazenda.

Cores

Além de todas as dicas acima, trazemos mais essa que complementa todos os tópicos, que é o emprego de cores específicas nessa época do ano, para ajudar a aquecer o ambiente. As cores mais indicadas são as de tom quente, mais amareladas, alaranjadas e verdes, cores que remetem a natureza e compensam a falta de iluminação natural. As paletas de cores mais confortáveis ao olhar e para o ambiente no geral são as que possuem tons terrosos, mais fechados e discretos. Tons fortes como verde musgo ou ferrugem complementam bem um ambiente bege ou cinza.

Utilizar peças com cores de destaque numa composição também é uma forma interessante de combinar cores num ambiente. Por exemplo, numa sala com o sofá cinza escuro, é possível usar almofadas e mantas em tons de bege, verde escuro, vinho, laranja ou mostarda. Mesclando com estampas florais e geométricas, nessas cores. Assim, você consegue criar uma decoração digna de revista, e ainda deixar sua casa mais aquecida.

Reformas

Já se você planeja reformar sua casa ou algum cômodo específico e quer aproveitar essa época para deixar seu ambiente mais confortável para receber o frio, aqui vão mais algumas dicas. Um dos pontos que você deve se atentar é o piso. Usar madeira ou laminado nos ambientes como sala e quarto pode te trazer um aconchego e calor maior, assim como o piso vinílico.

Telhas e tijolos de barro também auxiliam no isolamento térmico da casa. E busque sempre verificar a orientação solar com as janelas e aberturas, para que a luz solar tenha uma incidência boa, principalmente nessa época do ano.

Dicas extras

Além das dicas que trouxemos acima, existem coisas básicas que podem melhorar o conforto térmico da sua casa no outono. No quarto, desencoste a cabeceira da sua cama das paredes frias, forre colchões com cobertores de microfibra ou lençóis mais grossos.

Para o banheiro, existem aquecedores de toalha que auxiliam no aquecimento do ambiente e deixam suas toalhas mais confortáveis ao toque quando sair do banho, além de secá-las mais rapidamente.

Comidinhas gostosas

Uma das melhores partes do clima mais frio é a variedade de pratos especiais que podemos criar, como sopas, caldos, massas, fondues e petiscos, que combinam super bem com um bom vinho. E nada melhor do que ter um lar aconchegante e bem decorado para esses momentos, curtindo com os amigos ou em família.

Gostou das nossas dicas para se preparar para o outono? Fique sempre ligado nas novidades que trazemos por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Fale com um atendente.
Olá!
Sou a Teresa da Camesa em que posso ajudar?