O outono chegou, e nossos bichinhos também sofrem com o frio!

Deixe a casa confortável para seu pet nesse outono

Cada vez mais as pessoas incluem os pets na família e na rotina da casa. Quando o clima começa a esfriar, os bichinhos sentem, assim como nós, e procuram se acolher. Por isso, é de extrema importância prestarmos atenção aos sinais de que eles precisam de um ambiente mais aquecido.

Confira as dicas que trouxemos hoje, pra te ajudar a deixar sua casa preparada para aquecer os bichinhos!

Caminha e sofá

“Os principais lugares em que os gatinhos e cachorrinhos gostam de se aninhar, ainda mais se você mora em apartamento, são no sofá, na cama, ou até mesmo, em suas próprias caminhas.”

Mesmo eles ficando em locais fechados, podem sentir frio, principalmente se forem de pequeno e médio porte, ou com pelagem curta. É muito importante pensar em maneiras de deixar esses locais mais quentinhos, com mantinhas e cobertores.

Se seu bichinho dorme com você na cama, que tal trocar a colcha por um edredom mais pesado nessa época? Já se ele costuma dormir na própria caminha, procure deixa-la longe de janelas e portas, devido às correntes de ar.

Aquecendo os ambientes

Assim como nós, humanos, sentimos frio, principalmente nos pés, os bichinhos também sentem. Uma solução para ajudar ambos é espalhar tapetes pela casa, deixando o ambiente ainda mais aconchegante.

Arejando a casa

Apesar de ser ruim a entrada de vento frio na casa nessa estação, é importante que o ambiente fique arejado e que haja troca de ar diariamente, evitando a proliferação de vírus e bactérias que podem deixar seu bichinho mais propenso a doenças.

Vacinação

Aproveitando esse ponto, é essencial que os animais estejam devidamente vacinados contra a gripe e outras viroses, um cuidado anual para cães e gatos, já que eles ficam mais suscetíveis a desenvolver doenças com mais facilidade no clima mais frio. Então, principalmente nessa época do ano, não deixe de levar seu pet ao médico veterinário para acompanhar sua saúde.

Banho

Nessa época do ano, é importante continuar com a rotina de higiene do seu bichinho, mas com uma frequência menor, principalmente de banhos e tosas, que devem ser somente higiênicas, evitando a tosa muito curta, sem deixar seu bichinho com o corpo muito exposto ao frio.

No caso dos gatos, apenas caso haja necessidade, pois eles tomam banho naturalmente e você pode realizar o banho a seco, assim como nos cãezinhos, para evitar que eles fiquem úmidos.

“Se for dar banho, evite os dias muito frios e úmidos e busque fazer isso quando o sol der as caras, e utilizando sempre água morna.”

Roupinhas

Os bichinhos menores tendem a sentir mais frio do que os de raças maiores e mais peludas. Então, é importante ver se eles apresentam sintomas de hipotermia, como tremedeira, batimentos cardíacos mais fracos, mais encolhidos ao deitar, entre outros. Para poder proteger seu pet dos ventos mais frios.

Existem diversos modelos e materiais disponíveis no mercado, e você pode até pesquisar na internet formas artesanais e práticas pra aquecer seu bichinho, reaproveitando materiais que tem em casa. As roupinhas não precisam ser muito quentes, pois servem principalmente de proteção extra contra o vento.

Alimentação e água

Assim como nós, os pets bebem água com menos frequência nos dias mais frios, apesar da necessidade de se hidratar.

Por isso, você deve espalhar mais potes limpos com água fresca pela casa, para que os bichinhos se lembrem de beber, para que não adoeçam. Acrescente também alimentos molhados ao cardápio do seu bichinho, como os sachês.

Brincadeiras

Apesar da preguiça que o tempo mais fresco causa nos bichinhos, é importante manter a rotina de brincadeiras e exercícios deles. Só evite sair quando estiver muito frio ou garoando, preferindo os momentos em que o sol aparece.

Banho de sol

Deixar o sol entrar na sua casa nos dias mais frios é essencial para a renovação do ar no ambiente, e para seu bichinho tomar banho de sol e se aquecer. Principalmente os cachorros adoram ficar deitados no sol por alguns minutos ou horas.

Passeios

Evite passear nas horas mais frias, para que seu bichinho não fique exposto ao ar gelado, o que pode causar otite (inflamação no ouvido), além de hipotermia.

Então, não deixe de se atentar ao conforto do seu pet nesses dias mais frios que estão por vir. Deixe sua casa mais aconchegante para vocês, espalhando mantinhas e cobertores pelos ambientes, para que os bichinhos possam se acolher. A Camesa tem as melhores opções para você!

Queremos saber sua opinião!