fbpx

Uma xícara de café torna o dia bem melhor, não é?

Monte um cantinho de café perfeito!

O café é a bebida mais comum no país e está presente em praticamente todos os lares brasileiros. O momento do cafezinho, para muitos, é sagrado. Principalmente pela manhã, ou no pós- almoço, pra dar aquela despertada.

Por isso, hoje trazemos dicas de como montar um cantinho do café na sua casa, pra deixar esse momento mais especial e prático no seu dia a dia. 

“O preparo do café num espaço onde está tudo à mão até estimula essa prática, de forma organizada e aconchegante.”

Lugares indicados

Um dos ambientes mais práticos para criar o seu cantinho do café é na cozinha, mas ele pode ser inserido em diversos cômodos, como na sala de jantar, home office ou na varanda gourmet, para quem mora em apartamento. Tudo vai depender do espaço que você tem disponível e de como se encaixa melhor na sua rotina. Lembrando que não precisa ser uma área grande pra criar esse ambiente. Pode ser até mesmo num espaço da bancada da cozinha ou naquele vão vazio da casa.

Móveis adequados

Para tornar mais prático, você vai precisar de uma base, que pode ser a bancada, uma mesa lateral, mesa de centro, aparador, buffet ou bar. Pode ser também em prateleiras ou até mesmo dentro de armários, com um espaço para colocar sua cafeteira e objetos como canecas, café e biscoitos.

Você pode usar nichos e ganchos para dispor esses outros elementos, criando uma composição bem bacana na parede.

Outra opção super prática de móvel para montar seu cantinho é uma mesa de carrinho, que pode ser levada para vários ambientes da casa, além de ficar linda e original.

Itens essenciais

Num cantinho do café perfeito, é de extrema importância deixar todos os ingredientes mais usados com fácil acesso, dispostos numa bandeja ou prateleira, como café – seja em grãos, moído ou em cápsulas -, açúcar ou adoçante, biscoitos, chocolates, etc.

E uma forma prática de deixar tudo organizado e em harmonia com a decoração é utilizar latas ou potes herméticos. A escolha desses elementos irá variar de acordo com o estilo da sua decoração.

Para fazer café, você vai precisar de uma cafeteira, seja elétrica, prensa francesa, aeropress, coador, entre outros modos de preparo. Canecas e xícaras também são essenciais para o seu momento do cafezinho. Se seu cantinho não for ficar perto de uma torneira, uma dica é a chaleira elétrica, para poder esquentar a água direto na tomada, de forma super prática.

Sempre importante lembrar de deixar panos de prato à disposição nesse espaço, para facilitar na hora de limpar ou segurar algo quente.

Decoração

Além da praticidade, temos que pensar no visual desse espaço. De acordo com a decoração e estilo da sua casa, você pode usar materiais e móveis que estejam harmônicos com o resto do ambiente, ou em total contraste, que pode ser um ponto interessante de destaque na casa.

“Existem diversos estilos na decoração de uma casa, e que podem ser empregados da mesma forma num cantinho do café, como rústico, contemporâneo, retrô, futurista, romântico ou minimalista.

Cada um desses estilos pode ser representado em estampas específicas, cores e formas dos móveis.”

Por exemplo, o estilo rústico possui como maior característica a utilização de madeira, sem acabamento refinado, metais como canos de cobre, coadores de pano, canecas de ágata ou cerâmica artesanal.

Já o estilo retrô é representado por cores mais chapadas, como preto, vermelho e amarelo, e materiais bem acabados e lisos, canecas de cerâmica e prensa francesa. Para deixar seu espaço mais aconchegante, que tal decorar com alguns livros e uma luminária? Pode incluir também um vasinho com flores, ou plantas.

Usar xícaras antigas e canecas como vaso também pode deixar seu espaço mais temático e original. E para destacar seu ambiente do resto da decoração da casa, utilize quadros ou placas com o tema “café”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Fale com um atendente.
Olá!
Sou a Teresa da Camesa em que posso ajudar?