fbpx

Cuide da sua saúde e higiene

Aprenda a higienizar corretamente o travesseiro

Ter uma boa noite de sono é essencial para todos. Por isso, devemos cuidar de cada detalhe da rotina do quarto, para garantir conforto na hora de descanso.

Manter as roupas de cama bem organizadas e limpas, trocando-as com uma frequência adequada são tarefas que já estamos acostumados a fazer.

“Já parou para pensar que deixamos de lado a limpeza dos travesseiros, que entram diretamente em contato com nosso rosto, acumulando ácaros, suor, saliva e poeira, na correria do dia a dia?”

Por isso, hoje vamos te ajudar a entender como limpar corretamente seus travesseiros, de acordo com cada material, incluindo mais um passo para se conquistar a rotina de sono ideal.

Travesseiros de espuma

Os tipos de travesseiro mais delicados são os feitos em espuma, que devem ser lavados à mão, e nunca à máquina.

Para iniciar a lavagem, utilize um sabão em barra, de preferência neutro, para esfregar a espuma de forma delicada. Depois, enxágue bem para retirar todos os produtos, sem deixar restos no travesseiro. Deixe secar em lugar bem arejado e sombreado, sem incidência direta do sol, até que seque totalmente.

Travesseiros de plumas ou poliéster

Lembrando sempre de conferir as especificações indicadas na etiqueta de cada produto, antes de mais nada. Esses são os materiais de travesseiros mais comuns atualmente, e são facilmente laváveis à máquina, por serem mais leves.

Ao iniciar a lavagem, lembre-se de utilizar sabão líquido, ao invés de sabão em pó, para evitar o acúmulo de resíduos. Coloque amaciante e escolha o ciclo de lavagem para roupas delicadas. Se atente para colocar o travesseiro na vertical dentro da máquina, no máximo dois por vez. Realize a lavagem no ciclo correto e evite a centrifugação.

Quando terminar o processo de lavagem, verifique se as peças estão bem enxaguadas. Caso necessário, faça mais um ciclo de enxágue, para que não sobre resíduos de sabão nos travesseiros. Depois de concluída a lavagem, deixe secar as peças totalmente, em local bem arejado e com sombra, mesmo que demore mais dias.

Travesseiros de material viscoelástico

Para esse tipo de travesseiro, o indicado é a lavagem a seco, de preferência em lavanderias, que possuem conhecimento especializado para lavar esse tipo de peça, sem danificá-la.

Por ser um material muito sensível, não é indicado lavar nem à mão e nem na máquina de lavar. Verifique sempre a etiqueta com a indicação de lavagem e cuidados com a peça.

Dica extra: Como tirar o amarelado do travesseiro?

Para tirar manchas amarelas no travesseiro, primeiramente retire a fronha e a capa protetora, deixando-o de molho por aproximadamente uma hora, numa mistura de água, bicarbonato de sódio e vinagre branco de álcool, que vai ajudar também a tirar a oleosidade e outras manchas no tecido.

Em seguida, faça a parte da lavagem normal, de acordo com o tipo de material do seu travesseiro.

“Normalmente achamos que deixar travesseiros no sol ajuda a eliminar ácaros e bactérias, mas é um mito, já que o calor faz com que eles se proliferem de forma ainda mais rápida.”

Por isso, o indicado é deixar os travesseiros secarem ou para arejar em locais com sombra e bastante circulação de ar.

Além desses processos, a troca da fronha semanalmente também ajuda a manter os travesseiros mais limpos, assim como colocá-los pelo menos uma vez por mês para arejar ao ar livre ou até mesmo nas janelas.

Depois de todas essas dicas, ficou mais fácil incluir essa tarefa na sua rotina de faxina e arrumação da casa, não é mesmo?

Você pode contar com as roupas de cama da Camesa para tornar seu dia a dia ainda mais confortável e aconchegante, sempre com uma cama limpinha e arrumada, para ter aquela noite de sono revigorante! Confira as dicas que trazemos aqui semanalmente, para deixar a casa e a vida sempre em ordem.

Escrito por: Thaís Xavier – Arquiteta, Urbanista e Designer | DezoitoCom PR

4 thoughts on “Aprenda a higienizar corretamente os travesseiros

    1. Oi, Aldicea! Você encontra os nossos produtos em lojas físicas e online, como Americanas, Magazine Luiza, Mercado Livre, e muito mais. Digite o nome do produto ou “Camesa” em um navegador, para acessar produtos, informações e valores. Estamos à disposição! 😉

    1. Oi, Maria! Você encontra os nossos produtos em lojas físicas e online, como Amazon, Mercado Livre, Magazine Luiza, e muito mais. Digite o nome do produto ou “Powermaid” em um navegador, para acessar produtos, informações e valores. Estamos à disposição! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Fale com um atendente.
Olá!
Sou a Teresa da Camesa em que posso ajudar?