fbpx

A PRIMAVERA SE APROXIMA...

7 PLANTAS QUE FLORESCEM DURANTE O ANO TODO

A estação mais florida do ano está se aproximando e já queremos colorir a casa com o charme das flores e das plantas, que ficam com cores mais vivas nessa época do ano, não é mesmo?

Para quem gosta de trazer a natureza para dentro de casa, saiba que existem 7 plantas que florescem durante o ano todo, alguns períodos com mais ou menos flores.

“Além de decorar a casa, as flores proporcionam maior bem-estar na nossa rotina.”

Conheça as espécies que vão colorir sua casa em todas as estações e te inspirar a deixar o restante dos ambientes com móveis e elementos decorativos que expressem a explosão de vivacidade e renovação da primavera!

1. Primavera (Bougainvillea glabra)

O próprio nome já apresenta a planta por si só. A Primavera, ou Bougainvillea glabra, é uma planta nativa da América do Sul, que tem sua floração principal no início da primavera e que permanece florida pelo menos até o verão. Mas, como vivemos num clima tropical, é possível encontrá-la repleta de flores durante o ano todo.

É uma trepadeira, que pode ser ornamentada como arbusto ou cerca-viva em pórticos e pergolados, criando um belo contorno na decoração da fachada ou quintal.

Possui cores bem vivas, que se destacam ainda mais com a luz do sol. As vermelhas e rosas são as mais comuns, mas é possível encontrar em tons de laranja, roxo e branco.

2. Begônia (Begonia cucullata)

Outra opção super colorida para deixar a casa mais bonita o ano todo é a Begônia. Com flores pequenas e folhas verdejantes, ela é perfeita para se ter num vaso ou mesmo em canteiros no jardim.

Ela precisa receber bastante luz indireta, e solo úmido mas bem drenado, principalmente nos dias mais frios. Suas cores variam do vermelho, rosa, laranja, amarelo e branco, em tons bem vivos, que alegram qualquer ambiente.

3. Verbena (Verbena hybrida)

É um arbusto baixo, perfeito para canteiros e vasos. Suas flores formam pequenos buquês, de diversas cores, que vão do roxo ao vermelho.

A Verbena tem sua floração mais intensa entre a primavera e o verão, mas pode florescer durante o ano todo, com menos intensidade. Mas é uma espécie que demanda luz solar direta e contínua, além de regas diárias de forma moderada.

4. Gerânio (Pelargonium hortorum)

Uma flor muito conhecida e cultivada em diversas casas e varandas mundo afora, o Gerânio floresce praticamente o ano todo, principalmente em lugares com bastante incidência solar.

É uma espécie muito fácil de cultivar, perfeita para quem está começando a se aventurar na jardinagem, sendo necessário regá-la diariamente. Também tem propriedades aromáticas, trazendo um aroma agradável ao seu jardim, além das cores vibrantes.

5. Maria-sem-vergonha (Impatiens Walleriana)

Muito comum nos quintais brasileiros, a Maria-sem-vergonha, também conhecida como Beijinho, exala suas cores vivas em canteiros ou vasos suspensos.

É uma espécie de planta perfeita para o clima que encontramos aqui no Brasil, quente e mais úmido, por isso consegue se propagar de forma fácil, principalmente com bastante incidência solar.

Suas flores fazem parte do grupo das PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), além de deixarem o ambiente muito mais colorido e bonito.

6. Hortênsia (Hydrangea macrophylla)

Um arbusto um pouco maior, mas que pode deixar seu quintal ou varanda muito mais alegre durante boa parte do ano é a Hortênsia. Possui folhas grandes e brilhosas, assim como grandes buquês de flores, cujas cores variam de acordo com a acidez do solo local, de tons de azul a rosa, e suas variações intermediárias.

“No Brasil, o mais comum é encontrarmos hortênsias azuis plantadas aqui, pela acidez natural do solo.”

A hortênsia se dá bem com meia sombra e luz indireta, com bastante rega em dias mais quentes e secos, para manter as raízes úmidas. O que mantém as flores vivas por mais tempo, normalmente desde a primavera até o início do outono.

7. Violeta-africana (Saintpaulia)

A típica planta de casa de vó é uma das mais populares e fáceis de cultivar em casa. As flores da Violeta costumam durar o ano todo, principalmente quando mantidas em ambientes com bastante iluminação indireta, como em beirais de janelas e varandas.

São perfeitas para deixar a decoração muito mais colorida, com tons de roxo, rosa, branco e até mesmo, mescladas. Essa espécie gosta de ambientes úmidos, com temperatura mais amena, mas não podem ser regadas diretamente nas folhas, para que essas não apodreçam, e nem podem ter o solo encharcado, com água na medida.

Além das flores, sua casa pode ficar muito mais colorida e pronta para receber a estação mais alegre do ano, com roupas de cama em estampas florais, toalhas coloridas, e itens de cama mesa e banho que trazem muita cor e vida para a casa toda.

A Camesa tem as opções perfeitas para te ajudar a alegrar a decoração, durante o ano todo. Você encontra nossos produtos nos melhores e-commerces e lojas do ramo.

E fique ligado nas dicas de decoração e bem-estar que trazemos sempre aqui em nosso blog, e em nossas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Fale com um atendente.
Olá!
Sou a Teresa da Camesa em que posso ajudar?