Ultimamente, nossa rotina anda tão corrida que dificilmente estamos totalmente focados e atentos às atividades que estamos fazendo no momento. Isso se dá pela quantidade de estímulos que recebemos o tempo todo, pela ansiedade do futuro ou angústia do passado, e assim esquecemos o momento presente.
O que é?
O significado literal de mindfulness é atenção plena, que tem como objetivo a concentração completa no momento presente, percepção de sentimentos, sensações e no ambiente ao redor.
É uma técnica de meditação desenvolvida como parte de um programa de redução de estresse, que foi sendo disseminada pelo mundo todo, e que traz diversos benefícios à saúde mental e física, impactando em diversos aspectos da vida.
“O mindfulness é uma prática meditativa que prioriza a atenção plena às sensações, sentimentos e pensamentos que não aparecem quando estamos na correria da rotina. É o foco total no momento presente, no aqui e agora, aumentando nossa percepção de nós mesmos.”
Quais os benefícios?
Pode parecer algo muito difícil de se alcançar e por em prática, mas é com o tempo que você vai percebendo as mudanças no corpo e na qualidade de vida, como a diminuição do estresse e da ansiedade. Alguns pesquisadores defendem teses de que as técnicas de meditação ajudam a modificar a estrutura cerebral, mudando a forma como os neurônios se comunicam, de forma mais ágil, melhorando o desempenho do nosso corpo num todo.
Alguns outros fatores são benefícios sentidos por quem pratica o mindfulness a médio e longo prazo, como:
Lembrando que essa terapia funciona como um bom complemento a outras terapias mais intensas, para quem tem problemas graves de saúde e faz acompanhamento com especialistas. Nunca deixe de consultar um médico antes de iniciar qualquer terapia ou tratamento.
Como começar a praticar?
Primeiro passo é encontrar um tempo na sua rotina para realizar essa técnica, a incluindo realmente na rotina. Não é preciso um lugar elaborado ou específico para iniciar a prática, somente de um ambiente confortável e silencioso que te ajude a se concentrar melhor no momento presente.
Corrija a postura se necessário, ficando o mais confortável possível, onde quer que esteja praticando o mindfulness, sem enrijecer o corpo. Se apoie em uma almofada ou tapete, para se aconchegar melhor.
Um dos pontos principais da maioria das técnicas meditativas é a respiração, consciente, prestando atenção ao ar entrando e saindo do seu corpo, como cada órgão e membro se comporta com a respiração.
Foque sua mente em todas as emoções, sensações e sentimentos que tiver. Tente perceber e analisar o que esses pensamentos estão querendo dizer sobre esse momento da sua vida. Pode prestar atenção também em percepções físicas, o contato com a superfície em que está sentado, dores que possam aparecer. Deixe todas essas sensações e sentimentos passarem, mesmo que sejam distrações.
“Faça esse exercício sem julgamentos ou expectativas, se permitindo prestar atenção apenas no agora.”
Assim que perceber que sua mente se distrai, tente prestar atenção novamente na sua respiração, de forma completa, observando cada movimento que ela gera em seu corpo, sem tentar controlá-la, simplesmente observando sua naturalidade. Mentalize a importância que a respiração tem para nos manter vivos.
Para os iniciantes, a média de tempo dessa prática é de 5 a 10 minutos, mas que pode variar de acordo com a facilidade de cada um, e com o tempo disponível na rotina. Se concentrar no momento presente de forma eficaz é o mais importante, mesmo que por pouco tempo. Respeite seus limites e conheça seu corpo a cada dia.
Para quem tem receio ou nunca teve contato com técnicas de meditação, alguns aplicativos, tutoriais e áudio-guias podem auxiliar nesse primeiro momento, guiando a jornada de autoconhecimento e concentração, em tempos tão cheios de distrações o tempo todo.
Com essas dicas, já é possível adquirir um conhecimento mais amplo da sua realidade, encaixando uma atividade de autocuidado, que não demanda muito tempo nem apetrechos específicos, em sua rotina corrida. Anteriormente já trouxemos um texto que indica algumas práticas de meditação, que podem ser muito úteis para você começar novos hábitos, cuidando de si mesmo! Confira: Meditação: Aprenda técnicas simples.
2 thoughts on “Mindfulness – O que é e como começar a praticar”
Muito bom !amei a informação!
Que ótimo saber disso! 😉