A Primavera segue firme, trazendo muito sol e calor. Isso nos inspira a curtir mais os dias ao ar livre, com a brisa amena e as cores vibrantes da Natureza contrastando com o todo. Se você mora numa casa com quintal, mesmo que pequeno ou num apartamento com varanda, é possível deixar esses ambientes preparados para curtir essa época do ano e descansar nos finais de semana, de forma bem confortável.
“Pense na varanda como uma extensão da sua sala de estar ou jantar, ou como um espaço de descanso e contemplação.”
Para isso, um dos principais pontos é utilizar mobiliário leve, mas que tenha um design ergonômico, perfeito para os momentos de relaxamento. Transforme seu espaço para receber os dias mais ensolarados e amenos, com as dicas que trouxemos hoje!
Móveis
O material mais comum e viável para utilizar em móveis para área externa é a madeira, que pode ser encontrada em bancos, mesas e sofás. Para ficar exposta ao sol e chuva, é necessário que a madeira receba um tratamento próprio, garantindo sua durabilidade e resistência.
Para sofás, cadeiras e almofadas que forem ficar dispostos ao ar livre, é recomendado que se utilize tecidos impermeáveis, resistentes à chuva e ao sol forte. São diversas opções que garantem também conforto ao toque, além da praticidade de conservação.
Se atente para utilizar peças de metal que não enferrujem, caso fiquem expostas às intempéries da natureza. Busque móveis próprios para área externa
Uma ótima alternativa para quem tem um pouco mais de oportunidade de investimento é utilizar peças revestidas em couro naval, pois é um material de muita qualidade e resistência.
Churrasqueira
Nada melhor do que curtir um dia de sol com um churrasquinho entre amigos e familiares, não é mesmo? No Brasil, esse é um dos eventos mais comuns para reunir as pessoas. Se você tem um quintal, com certeza já improvisou um churrasco ou tem até uma churrasqueira fixa, para deixar qualquer reunião mais gostosa.
Hoje, muitos apartamentos já têm churrasqueiras, ou varandas gourmet, que deixam o ambiente ideal para curtir esses momentos.
Plantas
Um dos toques que mais deixam o ambiente vivo, colorido e aconchegante é a presença de plantas. Pode ser uma horta doméstica ou até mesmo alguns vasinhos. O importante é espalhar a natureza pela casa, criando essa conexão com o meio ambiente.
Você pode criar combinações de várias espécies e tipos de folhagens e flores, dependendo do tamanho que tem disponível para ocupar no seu quintal ou varanda.
Ter uma horta em casa ajuda a ter uma alimentação mais saudável, além de deixar seu espaço mais convidativo e acolhedor, com cara de casa de vó. Você pode encontrar dicas de como criar uma horta em casa, mesmo com pouco espaço, no post que fizemos anteriormente, Dicas para criar uma horta em casa.
Cores
Além das cores que as plantas trazem, você pode criar composições coloridas no seu espaço externo ou varanda, pintando as paredes ou em móveis coloridos, que vão deixar seu espaço mais alegre e convidativo.
Se você é uma pessoa que prefere algo mais discreto, pode utilizar tons neutros, que combinam bem com as cores naturais das plantas e da madeira.
Piscina
Para ficar ainda melhor, o que mais combina com os dias ensolarados é uma boa piscina. Mas se engana quem pensa que precisa de um mega espaço para ter uma piscina para chamar de sua. Existem modelos móveis em diversos tamanhos e capacidades, que garantem diversão para os dias de verão que estão chegando.
Você pode deixar a aparência dela mais aconchegante, adicionando uma estrutura fixa de madeira em seu entorno, tornando-a uma piscina fixa, para refrescar seus dias quentes.
Caso você já tenha uma piscina em seu quintal, com um espaço maior, já tem tudo que precisa para curtir os dias de sol da melhor forma: reunir a família e os amigos em volta da piscina, com muita diversão.
Deck
Para deixar o espaço mais confortável, seja ele uma varanda pequena ou um quintal grande, você pode segmentar o piso com deck de madeira ou materiais sintéticos com aparência de madeira, que tornam o deck até mais resistente a intempéries.
Pedras
Você pode segmentar uma parte do piso com pedras próprias para jardim, como o seixo natural, pedras de mármore branco ou São Tomé, que deixam o espaço com um toque mais natural e aconchegante, além de ser uma ótima opção de integração com plantas do jardim.
Rede
Não é necessário tanto espaço para esticar uma rede bem aconchegante e poder descansar no fim da tarde, ler um livro ou aproveitar a brisa fresca.
O ideal é colocar os apoios de parede numa área em que haja sombra, para deixar seu momento ainda mais confortável e proveitoso, para todas as épocas do ano.
Pergolado e tenda
Além de ter uma área aberta para aproveitar o sol, se seu espaço for maior, é ideal que pense num espaço coberto, para se abrigar quando estiver muito quente.
Algumas opções de coberturas que combinam muito com quintais e jardins maiores são pergolados e tendas. A primeira opção é perfeita para servir de apoio inclusive para plantas e flores trepadeiras, que vão crescer pela estrutura, deixando o espaço ainda mais bonito e colorido.
“As tendas são mais práticas para mover por várias áreas do seu quintal, até para perto da piscina, se você tiver uma, ou para estender a cobertura do espaço da churrasqueira.”
Iluminação e ventilação
Nem só de sol se faz um quintal ou varanda. É essencial pensar numa iluminação funcional para áreas externas, para te permitir curtir os momentos durante o dia todo, mesmo depois que o sol se vai.
Os dias de primavera e verão trazem também muito calor – e isso pode ser desconfortável, principalmente se seu espaço for limitado. Desta forma, é bom pensar em instalar ventiladores de teto, próprios para resistir na área externa, ou até mesmo ventiladores de chão e climatizadores. Para quem pensa em investir um pouco mais nesse ambiente, o ideal é instalar um sistema de ar condicionado.
Com todas essas dicas, garanto que vai querer aproveitar ainda mais os dias de sol, no conforto da sua casa, ao lado das pessoas queridas, com muita diversão e conforto.