Cultivar um jardim é um benefício para poucos nas grandes cidades, porém quem não dispõe deste espaço pode optar também por ter plantas para criar dentro de casa.
Elas deixam qualquer ambiente mais charmoso, aconchegante e ainda melhoram a qualidade do ar. Seja qual for o estilo ou arquitetura, um vaso repleto de verde sempre traz mais beleza e elegância.
Mesmo que algumas espécies só floresçam ou durem em ambientes externos, outras são versáteis e se desenvolvem muito bem dentro de casa.
Separamos opções pequenas e médias, para você ver qual tamanho melhor se encaixa na sua casa ou apartamento.
Plantas para criar dentro de casa: pequenas
Cyclamen – Encontrada em diferentes cores, elas brotam mais frequentemente no inverno, ou entre os meses de maio e outubro. Gosta de luminosidade e pouco sol, por isso, deixá-la em um móvel próximo à janela vai garantir sua beleza por mais tempo.
A Cyclamen deve ser regada uma vez a cada dois dias, em períodos mais quentes. Em dias mais frios, uma vez por semana é o suficiente.
Violetas – Tem flores delicadas e de diferentes tonalidades, já suas folhas são verde-escuro intenso. Gostam de luminosidade, mas não direto. Por isso, é comum ver violetas próximas às janelas. O ideal é regar uma vez ao dia no verão e a cada dois dias no inverno. Se tiver dúvidas se é hora de regá-la ou não, basta observar se suas folhas estão fracas e sem vida. É nítida a diferença quando ela está saudável ou não.
Begônia – Gosta de sol e muita luz. Sempre que o solo estiver seco, é hora de regar. Se bem cuidada, a begônia dará flores o ano inteiro.
“Elas deixam qualquer ambiente mais charmoso, aconchegante e ainda melhoram a qualidade do ar.”
Plantas para criar dentro de casa: médias
Antúrio – Cores fortes, o antúrio é uma opção excelente para quem deseja uma decoração mais vibrante. Suas flores podem vir em diferentes cores, mas sempre com uma haste amarela.
É uma planta de meia-sombra e o sol direto pode fazer mal. Eles gostam de água e, regando duas vezes por semana, o antúrio crescerá saudável.
Orquídea – Muito requisitada para conferir requinte aos ambientes, a orquídea é bastante delicada e, por isso, utiliza uma haste para escorar suas flores.
Deve ser cultivada à meia-sombra, recebendo iluminação indireta. Se caso a folhagem estiver escura, é um sinal de que ela não está gostando do local. A planta deve ser regada uma vez a cada três ou cinco dias, dependendo da temperatura.
Samambaia – De coloração verde-clara, apresenta folhas longas e pendentes, que demonstram uma bela textura. Para tirar proveito dessas características, plante-a em vasos suspensos ou em um local alto. A iluminação ideal é a meia-sombra, mas ela também gosta de receber iluminação difusa. O vento é um dos seus maiores inimigos, pois acaba queimando as folhas mais jovens. Regue um pouco todos os dias, mas molhe a terra por igual sem encharcar, pois o excesso poderá apodrecer a raiz.