A organização de itens no guarda-roupa ainda gera muitas dúvidas sobre qual a melhor forma de otimizar espaço e manter tudo arrumado com mais eficiência.
Algumas indecisões, como o que dobrar e o que pendurar, fazem parte do dia a dia de muitos brasileiros, principalmente, para que aqueles que não dispõem de um ambiente amplo destinado às peças de vestuário.
O blog de Camesa separou algumas dicas para te ajudar nesta tarefa e manter o seu guarda-roupa mais funcional.
Quais peças dobrar e quais pendurar
Muitas peças podem ser penduradas e dobradas. Casacos, ternos, camisas, peças em jeans, calças e camisetas são alguns exemplos de itens que podem ser pendurados e ajudam na otimização do espaço em prateleiras.
Já blusas de lã, moletons, shorts, tricôs e peças infantis com pedrarias e detalhes podem ser dobradas. No caso dos vestidos, alguns podem ser armazenados em caixas, pendurados e até dobrados.
Atenção: sempre é preciso avaliar qual a melhor forma de guardar de acordo com cada textura.
Otimização de espaço
Para quem planeja organizar seu guarda-roupa, é indicado analisar e entender sua rotina, para então definir a melhor forma de arrumação. Crie um sistema para que tudo seja mais funcional e que agilize na escolha de uma peça.
Se tirar alguma roupa do armário, coloque de volta imediatamente para que não desorganize o espaço e acumule tarefas.
Limpeza das roupas
O mais indicado é lavar a roupa a cada utilização para não manchar e evitar o mau cheiro. Dessa forma, o guarda-roupa sempre ficará cheiroso. Mas se por questões de clima e tempo a lavagem não for realizada, deixe a peça pendurada em um local arejado e borrife água de lençol ou faça uma solução caseira e borrife:
· 500ml de água morna
· 2 colheres de sopa de bicabornato de sódio
· 3 colheres de sopa de amaciante concentrado
Para roupas com pedrarias, detalhes sensíveis ou grandes peças, como vestidos e ternos, prefira levar em uma lavanderia especializada.
Faça uma limpa
Pratique o desapego de peças que não usa mais. Analise o que realmente veste e, se possível, faça uma consultoria de estilo. Deixe uma caixa próxima ao guarda-roupa para depositar roupas que não gostar mais, as danificadas ou que não servem mais. Defina um dia específico para esvaziar a caixa do desapego e sempre cumpra a tarefa para manter a rotina.