Para quem gosta de livros, ter muitos exemplares e montar uma “biblioteca” em casa é praticamente um sonho. Ainda que o espaço para guardar os livros seja reduzido, organizá-los de forma especial e padronizada melhora o visual e facilita encontrar os títulos.
Planejar sua estante ou prateleira pode ser uma tarefa simples, basta ter criatividade e disciplina.
Comece reunindo todos os livros de sua casa e conte-os para saber se caberão no espaço determinado. Devolva os exemplares que pegou emprestado e faça a manutenção nas edições antigas que você quer manter, mas que podem estar deterioradas. Aproveite este momento para doar e compartilhar as obras antigas.
Livros nas estantes
Existem diferentes tipos de estantes e a escolha por um modelo vai de acordo com o tamanho do espaço disponível e o tipo de decoração que deseja. Em ambientes maiores, escolha estantes mais largas e com várias repartições, pois elas dão um ar de sofisticação ao local.
Objetos personalizados, como porta-retratos ou colecionáveis, preenchem algumas repartições que podem ficar sem livros e proporcionam um toque de descontração.
Se o ambiente for menor, opte por estantes com rodinhas e mais altas do que largas. Dessa forma, você ganha mais espaço e tem a opção de realocá-la de acordo com os outros móveis. Se a decoração permitir, use estantes coloridas.
Com esta visão macro, é hora de separar os livros para organizá-los da melhor forma.
Separação de livros
· Ordem alfabética
Esta é uma das soluções mais práticas. A organização é rápida e simples de fazer, eleja o título ou o nome do autor por onde quer começar e ordene os livros.
· Categorias
Aqui, o tema de cada livro será o responsável pela disposição das obras. Assim, você reunirá em um só lugar vários livros de uma mesma categoria, subdividindo por autor ou ordem alfabética.
· Cores
Criar um sistema degradê entre os livros confere uma sensação mais agradável ao olhar. Essa opção é mais indicada para leitores que memorizam facilmente o tamanho ou a cor da lombada do livro procurado.
· Tamanho
Nesta opção, tal como a de Cores, o equilíbrio visual é a maior vantagem. A diferença é que, ter os objetos milimetricamente organizados dá uma sensação pouco natural e sem vida na estante.
Continue acompanhando o blog de Camesa e suas redes sociais – Instagram e Facebook – para ficar por dentro de dicas e novidades do setor de cama, mesa e banho.