Uma das datas religiosas mais celebradas pelo mundo, a Páscoa é um feriado cristão que ocorre próximo ao solstício de primavera, no hemisfério norte. Por isso, até mesmo países que seguem outras religiões e culturas possuem algum tipo de celebração nesse período, que varia entre final de março e início de abril.
No Brasil, a tradição mais comum é a reunião entre família e amigos, com direito a troca de ovos ou coelhos de chocolate, além do agradecimento pela vida e renovação, com um almoço farto.
Já em outros países, as festividades são bem diferentes e, é sobre isso que o Blog Camesa vai falar hoje, te trazendo uma nova visão para essa data, com formas bem diferentes e divertidas de comemorar e curtir o feriado!
“A maioria das nações colonizadas por europeus católicos possui tradições bem parecidas com as que temos no Brasil.”
Na Alemanha, por exemplo, além da presença do chocolate, as cidades e casas ficam todas decoradas com o tema, assim como na época natalina. Cascas de ovos são pintadas à mão pelos membros da família e usadas para pendurar nas árvores, celebrando o fim do inverno e a chegada da primavera, deixando tudo mais colorido.
Na Inglaterra e em suas colônias na América, EUA e Canadá, a Páscoa é comemorada desde a sexta-feira santa, até a segunda-feira. Acontecem diversas gincanas, principalmente a tradicional caça aos ovos por parques, praças ou até mesmo no quintal, além de espetáculos e apresentações especiais.
A tradição mais original da Páscoa na França é o preparo de um omelete gigante, com mais de 15 mil ovos, durante a segunda-feira santa. Além disso, os chocolatiers também fazem lindas criações nessa época, chamando a atenção de todos que passam pelas vitrines.
Nos países da Oceania, Austrália e Nova Zelândia, o maior símbolo dessa celebração não é o coelho, comum em vários outros países, devido à superpopulação desta espécie que prejudica o ecossistema local há várias décadas. Então, o animal símbolo da Páscoa é o Bilby, um pequeno marsupial ameaçado de extinção. As fábricas produzem chocolates no formato desse animalzinho, direcionando uma parte dos lucros para sua preservação.
O Japão é um país de maioria budista, mas vem dando espaço a essa celebração, com um toque mais oriental, já que a data se aproxima da chegada da primavera, como nos outros países do hemisfério norte. É possível encontrar ovos de chocolate com sabores bem orientais como matchá, e inspirados nas flores de cerejeira, as sakuras.
O destino mais procurado do mundo pelos católicos, nesse período em especial, é a Itália e o Vaticano, onde acontece a principal missa do domingo de Páscoa, na Praça de São Pedro.
“Além de procissões, as cidades e vilas de todo o país realizam apresentações da Paixão de Cristo e festivais com esse tema.”
Na Guatemala também se celebra a Páscoa com grandes tapetes coloridos pelas ruas, assim como no Corpus Christi nas cidades do interior do Brasil. Mas no país colonizado por espanhóis, as artes são feitas com flores bem coloridas e vibrantes, e as procissões são realizadas por toda a quaresma, período que antecede o domingo de Páscoa.
A Grécia celebra esse feriado cristão com ovos de verdade pintados de vermelho, representando a vida e o sangue de Cristo. Nas reuniões familiares, cada integrante recebe um ovo, e vai encostando seu ovo nos das outras pessoas até que rachem. A tradição diz que quem tiver o ovo rachado por último, terá sorte até o próximo ano.
Na Índia, a comemoração é em razão da chegada da primavera, com o tradicional festival das cores, Holi, onde as pessoas se reúnem em festas e danças em casa ou pelas ruas, com muito pó colorido.
Seja qual for sua crença ou tradição cultural, o mais importante é celebrar a vida de todos que amamos, a união dos povos e das famílias, multiplicando o amor e a paz em todos os lares.
Com os produtos da Camesa, você deixa sua casa muito mais aconchegante e preparada para recepcionar a família e os amigos, em todas as datas comemorativas do ano!
E aí, conta pra gente como você celebra essa data!