No Brasil, a utilização de objetos artesanais na decoração vem tomando mais espaço a cada dia. Valorizando as tradições do país, os artesãos transmitem uma parte da nossa cultura, seguindo a tendência de valorização das peças nacionais. Com artesanato, é possível deixar sua casa mais afetuosa e com personalidade, expressando através da arte memórias de viagens, lembranças de pessoas queridas e de culturas diversas.
“A utilização de materiais naturais como cerâmica, palha, madeira, tecidos, entre outros é muito mais do que tendência, e sim um pedaço do nosso país, um pouco da natureza para o ambiente.”
Tem dúvidas de como utilizar esses objetos de forma harmônica com o resto da decoração? Confira nossas dicas para deixar sua casa ainda mais aconchegante e cheia de estilo.
Cerâmica
Peças feitas de forma manual em cerâmica são muito tradicionais dos povos ancestrais, desde milênios atrás, como expressão artística de forma útil, como utensílio básico da casa.
Vasos, bacias, travessas, pratos, canecas e diversos acessórios feitos e ornamentados à mão por artesãos podem ser utilizados como decoração em cima de mesas, aparadores e estantes; pendurados na parede, criando composições, para lembrar de lugares e pessoas.
Esse material proporciona um toque especial e único que pode complementar os ambientes, principalmente se tiverem cores e estampas, destacadas num ambiente decorado com tons neutros.
Cestaria
Os cestos de fibras naturais e palhas são bem comuns no interior do Brasil e em regiões litorâneas. Eles transmitem uma atmosfera tropical bem elegante e sutil.
Essas peças podem ser inseridas na decoração como apoio para mantas no canto do sofá, ou como cachepô de vasos, tornando o espaço delicado e decorado com bom gosto.
Algumas peças também podem ser utilizadas como nichos em paredes, para apoiar objetos, dando maior praticidade ao ambiente, além do requinte das fibras naturais.
Bordados
Existem diversos estilos e formas de bordado, relembrando as práticas das nossas avós e bisavós, que vão desde o bordado livre até croché e tricô. O bordado livre costuma ser feito em bastidores de madeira, que podem ser pendurados na parede ou apoiados em prateleiras.
Crochê e tricô são comumente utilizados em centros de mesa, aparadores e até mantas de sofá e capas de almofadas, que combinam de forma harmônica com outros materiais em contraste. Alguns pontos de crochê e bordados também são usados como adornos de toalhas de mesa, panos de prato e toalhas, deixando os ambientes com um toque pessoal e acolhedor.
Macramé
Um dos tipos de artesanato que tomaram conta das decorações nos últimos anos, pela estética boho é o macramé, que é feito de forma totalmente manual com barbante e linhas mais grossas, com um toque bem rústico.
São peças que podem ser utilizadas para decorar paredes, como mandalas, painéis, pendentes para vasos e cortinas, que em composição com outros itens, transformam sua parede numa obra de arte, deixando ambientes mais aconchegantes e com um ar de casa de campo.
Madeira
O artesanato em madeira é uma das primeiras formas de expressão artística que se conhece na história, desde a confecção de bonecos, enfeites, adornos para igrejas, estátuas, brinquedos, tábuas, travessas, molduras e móveis, feitos manualmente por artesãos no mundo todo. No Brasil, isso não é diferente, principalmente na cultura caipira, em que a madeira está presente no mobiliário artesanal, desde mesas, bancos, cadeiras e estantes, tornando os ambientes mais acolhedores, rústicos, mas com muito requinte, principalmente quando combinados com elementos mais leves.
Enfeites e brinquedos feitos à mão em madeira são ótimas opções para decorar mesas de canto, aparadores e estantes.
Tapeçaria
As tramas com fibras naturais, lãs e barbantes possuem uma infinidade de estilos, trabalhadas à mão.
Tapetes podem ser usados da forma mais tradicional, no chão, completando o ambiente com estilo e conforto térmico. Os tapetes mais grossos podem também ser utilizados como esteiras, nos ambientes onde as pessoas costumam sentar no chão.
“Além do uso mais comum, alguns tapetes são confeccionados para serem expostos como obras de arte, pendurados na parede. Criam composições interessantes com quadros e painéis de outros estilos visuais ou também destacados numa parede específica, por exemplo, na sala de estar ou no quarto.”
Luminárias
Para quem quer deixar a casa com um visual mais rústico ou litorâneo, as luminárias confeccionadas manualmente com fibras naturais, madeira e tecidos dão um toque muito especial e delicado ao ambiente.
Esses materiais permitem a passagem de luz de forma orgânica e única, criando formas iluminadas incríveis nas paredes.
Outras peças
A cada lugar que visitamos, temos contato com diversas outras formas de artesanato, sejam itens decorativos, peças de vestuário e utensílios domésticos, como formas de expressão de uma cultura, tradição, forma de viver, representando um pouco do povo que vive naquela região. Utilizar elementos artesanais na decoração é uma forma de trazer uma atmosfera de harmonia e rusticidade ao ambiente, com bom gosto e valorização da arte local.