Cada dia mais os animais domésticos vêm tomando conta das casas brasileiras, se tornando verdadeiros membros da família, não é mesmo? Principalmente depois da pandemia, que provocou o aumento no número de cães e gatos adotados.
Não faltam estudos a respeito da importância de se ter um animal de estimação, e sobre a quantidade de benefícios que essa companhia traz para a saúde mental e física das pessoas, com todas as lições que a nossa relação com eles proporcionam no dia a dia.
“Lembrando sempre da responsabilidade que é adotar um bichinho, seja ele qual for. Eles são seres inteligentes e com sentimentos, e merecem nosso carinho e respeito. Por isso, só adote se tiver disposição e condições para cuidar dele como merece.”
Redução do estresse
Ter um animal de estimação é um dos fatores que ajudam a reduzir o estresse da rotina conturbada. Pois você acaba precisando dar mais atenção a ele, com brincadeiras e distração depois do dia corrido, transmitindo mais tranquilidade e menos tensão para nosso cérebro, através da ocitocina, substância responsável pelo bem-estar, como comprovado por pesquisas das últimas décadas.
Companhia
Para quem mora sozinho, ter um pet pode ser uma solução para os dias mais solitários. Quem adota um cachorrinho ou gatinho terá uma companhia fiel para todos os momentos da vida, até para uma boa maratona de séries ou para te acompanhar no café da manhã.
É uma ótima companhia também para idosos, pois além de ajudar no combate ao sentimento de solidão, faz com que os donos tenham uma vida mais ativa e com propósito, tendo que cuidar do bichinho, com mais oportunidades de conhecer outras pessoas nos passeios pela rua, lembrando da hora das refeições, deles e dos companheirinhos, entre muitos outros benefícios.
Depressão
A presença de animais em casa afasta a tristeza e a depressão, pois o convívio com os pets ajuda nosso cérebro a produzir hormônios estimulantes de sensação de bem-estar, alegria e calma.
Além disso, sua companhia ajuda na autoestima e autoconfiança, principalmente porque os animais são bons ouvintes e oferecem amor incondicional, sem julgamentos.
Diminui risco de alergias em crianças
Ao contrário do que muitos pensam, os animais auxiliam na prevenção de alergias em crianças, porque funcionam como uma forma de treino e estímulo de defesa do organismo, treinando-o a lidar com agentes externos, como pelos e poeiras.
Alguns estudos ainda indicam que esse contato dos pequenos com os animais de estimação podem proteger de infecções, asma e dermatites atópicas. A interação e convívio de crianças com os pets também ajuda em seu desenvolvimento, construindo um senso de responsabilidade, fortalecendo a autoconfiança e sociabilização deles, de forma mais espontânea.
Ajudam a detectar doenças nos donos
Os cães possuem a capacidade de identificar diversos tipos de câncer em seus donos, pelo faro, com uma precisão significativa de 80 a 90% em animais treinados para isso. Pessoas com diabetes e problemas glicêmicos também se beneficiam das habilidades dos cachorros, que conseguem perceber a redução do índice de glicemia do sangue, sentindo a liberação de feromônios pelo suor de seu dono.
Quem tem gato também garante menos chances de ter ataques cardíacos e acidente vascular cerebral, segundo estudos. Que não encontraram uma causa direta, mas estudiosos acreditam que esse fator está relacionado à capacidade que os gatos têm de reduzir a ansiedade e estresse de seus tutores.
Superação do luto
É de conhecimento geral que pets são super afetuosos, e estão sempre prontos para consolar os humanos, até nos momentos mais difíceis. Quando perdemos algum ente querido, os bichinhos ajudam dando companhia e atenção.
Preparando a casa
Um dos pontos mais importantes na hora de preparar sua casa para receber um pet é garantir a segurança, principalmente se possui janelas e varandas em sua casa ou apartamento, obrigatoriamente colocando redes de segurança para impedir acidentes. Fique sempre atento aos objetos que estejam ao alcance dos animais.
Prepare um cantinho especial para o seu bichinho, onde ele vai poder fazer as necessidades, deixando um espaço separado para colocar os potes de comida e água, mantendo uma distância de higiene.
“É importante que seu pet tenha uma caminha ou casinha, onde possa se recolher (mesmo que ele acabe usando mais o sofá ou a cama).”
Por isso, deixe sempre uma mantinha para ele poder se aconchegar nos dias mais frios, de forma mais confortável. A Camesa tem o modelo ideal de cobertor, disponível em várias cores lindas, perfeito para deixar seu pet mais quentinho.
Além de todos os benefícios citados, quem ama animais sabe o prazer que é ter a companhia deles em nossas vidas. Por isso, nunca se esqueça de cuidar com muito carinho desses seres especiais, que tanto nos fazem bem.