Você pode não perceber, mas uma boa noite de sono pode mudar o seu dia e até sua semana, se conseguir manter essa frequência e rotina regular. Dormir bem é uma questão de saúde e bem-estar, e pode influenciar em diversos aspectos da sua vida.
Se você tem dificuldade em pegar no sono ou percebe que não está descansando o quanto deveria, preste atenção nessas dicas que trouxemos hoje.
Qual a importância de dormir bem?
Um dos principais motivos para se ter uma noite completa de sono é o funcionamento do organismo, que se dá quando atingimos uma “camada” de sono mais avançada, depois de algumas horas de descanso. Essa quantidade de horas varia de acordo com a idade de cada um.
“Para bebês, é necessário de 12 a 16 horas de sono por dia. Já as crianças precisam de 9 a 13 horas para descansar o corpo. Adolescentes ainda necessitam cerca de 8 a 10 horas diárias.
Agora, os adultos precisam de 7 a 8 horas ininterruptas de sono para o desenvolvimento do metabolismo, que já é mais lento nessa faixa etária.”
Dormir menos de 8 horas por dia pode causar diversos riscos à saúde, como obesidade, hipertensão, diabetes e transtornos mentais. Por isso, precisamos manter o funcionamento do nosso organismo sempre em ordem, com os hormônios em produção natural e equilibrada.
Fases do sono
Além das horas necessárias para o descanso completo do nosso corpo, precisamos nos atentar a alguns outros aspectos, como as fases do sono, que formam o ciclo dos processos no organismo. Ter uma regularidade na rotina na hora de dormir também auxilia nesse ciclo.
As fases são:
1 – Momento entre o estar acordado e o estar dormindo, quando o cérebro ainda está trabalhando, de forma irregular, e a respiração começa a ficar mais lenta e o corpo mais relaxado.
2 – Sono leve, alcançado quando os batimentos cardíacos e a temperatura do corpo caem, num maior relaxamento.
3 – Na terceira fase é quando entramos num sono profundo, com as ondas cerebrais num ritmo bem lento.
4 – Ainda nesse momento mais profundo e intenso, o corpo libera hormônios necessários para nosso desenvolvimento e quando ocorre a recuperação dos músculos e energias gastas no dia.
5 – Essa é a fase em que sonhamos, quando o cérebro começa a retomar a atividade mais acelerada, absorvendo as informações adquiridas no dia.
Por isso, é de extrema importância alcançarmos todas essas fases, para aumentar a absorção de informações, principalmente para quem está estudando ou trabalhando, e para o corpo ter um bom funcionamento.
Como criar um ambiente adequado para garantir uma boa noite de sono?
– Primeiramente, evitar o uso de aparelhos eletrônicos como celular e televisão um pouco antes da hora de dormir, pois eles emitem uma luz que impede a produção do hormônio que inicia o sono, a melatonina.
– É indicado deitar-se na cama só quando começar a sentir sono, para evitar ficar pensando nos afazeres do dia seguinte ou na resolução de problemas.
– Deixar o ambiente escuro, silencioso e com uma temperatura agradável melhora muito a qualidade de sono.
– Uma cama confortável, com um jogo de cama de material de qualidade, uma manta leve nos dias de calor, um cobertor ou edredom mais pesado nos dias mais frios, e nunca se esquecendo de um travesseiro adequado.
Alimentação saudável e prática de exercícios
Com certeza você já ouviu falar na importância que uma boa alimentação tem em nosso dia-a-dia, para quem quer viver mais e com saúde. Essa prática também influencia em nosso sono. Já que não é indicada a ingestão de alimentos pesados ou muito gordurosos no período noturno. O que afeta e muito no processo do sono é ingerir líquidos e alimentos estimulantes, com muita cafeína ou açúcares, como café, açaí, refrigerante e doces, principalmente à noite.
Então, prefira alimentos leves, nutritivos e naturais. Dica que serve para vários momentos do dia. A combinação com a prática frequente de exercícios físicos pode melhorar muito a qualidade do sono.
Mas lembre-se que os exercícios físicos são mais adequados de serem praticados no período diurno, para evitar a agitação com a produção de adrenalina próxima às últimas horas do dia, em que o corpo precisa ir desacelerando.
Evite também os vícios, principalmente de tabaco e álcool.
Adequação da rotina
Para o organismo se adaptar aos ciclos do sono adequadamente, a criação de uma rotina regular é de extrema importância, pois vai auxiliar o organismo a assimilar as atividades e hora para cada coisa.
“Comece organizando seus horários para deitar e acordar, contando as horas necessárias de descanso completo, sem interrupções. A partir disso, organize momentos para a prática de exercícios e os melhores horários para suas refeições, lembrando de evitar se alimentar muito próximo da hora de deitar, para que haja uma boa digestão e não afete seu momento de descanso e relaxamento do corpo.”
Procure sempre ajuda e acompanhamento médico especializado em distúrbios do sono, caso encontre maiores dificuldades para alcançar o descanso ideal.
Afinal, é indiscutível a importância de uma boa noite de sono para a manutenção da saúde física e mental, e do funcionamento do corpo. Com o corpo descansado, somos capazes de muito mais!