como manter um espaço organizado e harmônico?

4 dicas para planejar seu espaço gourmet

Nos últimos anos, a área gourmet tornou-se um dos espaços mais populares nos projetos por ser um local próprio para a recepção de convidados e confraternizações. Em razão da pandemia, as pessoas passaram a realizar as reuniões em casa e o espaço gourmet ganhou ainda mais atenção e sendo mais valorizado.

O aumento das construções de espaços gourmet pode ser constatado na pesquisa realizada pela Mintel, especialista em análise de mercado. A pesquisa também aponta que há uma maior preocupação em consumir alimentos mais saudáveis e, por isso, boa parte da população está preparando suas refeições em casa.

Estas são algumas razões para investir em um cantinho gourmet exclusivo, que consiga unir beleza e funcionalidade.

“81% dos entrevistados afirmam ser mais divertido cozinhar na presença de amigos ou familiares e 61% confessam que cozinhar é um lazer.”

1 – Revestimentos ideais para o espaço gourmet

Os pisos mais recomendados são os de fácil limpeza e resistentes ao calor, como os de cerâmica e porcelanato. Para as bancadas, o revestimento utilizado precisa suportar altas temperaturas, além da umidade. Os materiais usados são o granito, o quartzito e os sintéticos.

Caso o espaço for aberto, os revestimentos poderão sofrer com ações naturais. Por isso, dê preferência por materiais duráveis e que sejam de fácil manutenção.

2 – Mobília para deixar o ambiente funcional

Mesas e cadeiras são elementos essenciais para o espaço e podem ser escolhidas de acordo com o local disponível e estilo do ambiente.

Além de serem utilizadas para cozinhar, as bancadas podem servir de balcão para refeições e interação entre os convidados. Para oferecer mais conforto, é interessante investir em sofás ou poltronas, que decoram o local e também atribuem mais lugares para convidados se sentarem.

Se a sua cozinha já estiver equipada, o espaço gourmet pode ter apenas eletrodomésticos que auxiliam no preparo de refeições para convidados, não tendo a necessidade de possuir todos os eletrodomésticos básicos.

3 – Eletrodomésticos

A escolha dos eletrodomésticos deve seguir a necessidade das pessoas que frequentam o espaço. O ideal é pensar em qual será a função daquele ambiente, se será um local de apoio para a cozinha ou se a cozinha será na própria área gourmet.

O uso de eletrodomésticos adicionais também vai depender da rotina e preferências dos moradores. Se for um ambiente de degustação de vinhos, uma adega pode ser interessante. Quem gosta de cerveja, pode adquirir uma cervejeira.

4 – Decoração

Como o espaço gourmet pode estar localizado na varanda, na área externa ou até mesmo dentro de casa, não existe regra na hora de decorar este espaço, o ideal é pensar nas necessidades de cada local.

Se tiver uma integração com outros ambientes, o mais recomendado é harmonizar a decoração entre os cômodos. Se o espaço gourmet estiver na área externa ou em ambientes com piscina, a decoração pode ser mais rústica.

Queremos saber sua opinião!