Aprenda a limpar os sapatos de modo eficiente

um hábito que traz benefícios para a sua saúde e sua casa

Como limpar os sapatos antes de entrar em casa

Com ou sem pandemia, limpar os sapatos antes de entrar em casa é um hábito que traz benefícios para a sua saúde e da sua família.  

Geralmente, acontece na entrada de casa, no capacho, onde o calçado sofre o primeiro “filtro” de limpeza ao deixar as sujeiras maiores no tapete. Aliado a isso, o capacho tem a função de: acrescentar estilo e leveza na decoração da casa. 

Ao deixar seus sapatos limpos antes de entrar em seu lar doce lar, o ambiente fica mais higiênico, pois evita que resíduos de terra, fezes, folhas, lixo e outros se espalhem pelo chão. Com isso, até mesmo a faxina dos cômodos fica mais prática.  

Além do aspecto de limpeza, quem tem crianças em casa – especialmente bebês, que podem colocar as mãos no chão e depois na boca – ou tem o costume de andar descalço, também reduz as chances de desenvolver algumas infecções. 

O que fazer para limpar os sapatos antes de entrar em casa  

Depois de um dia de trabalho, de estudos ou até mesmo de um passeio, antes de entrar em casa, limpe seus sapatos com água e sabão ou álcool gel. Com um pano ou uma esponja, passe o líquido por todo calçado, inclusive na sola! 

Se preferir, outra alternativa é limpá-los com uma mistura caseira de 25 ml de água sanitária com um litro de água, mas certifique-se de que nenhum dos produtos danificarão o material dos sapatos.  

Sapatos para fora de casa  

Outra opção, para quem tem um espaço na entrada de casa, é deixar os calçados para fora. Coloque um pequeno armário ou caixa para que as pessoas possam guardar seus sapatos logo na porta de casa.  

Deixe por ali apenas o que for usar novamente em algumas horas ou no dia seguinte. Se for trocar de sapato, o ideal é limpá-lo e levá-lo de volta para a sapateira. 

Disponibilize chinelos, pantufas ou meias para usar dentro de casa, se não gostar de ficar descalço.  Coloque um recado bem-humorado na porta lembrando as visitas de tirar os calçados e também para as visitas saberem que em sua casa, essa prática é bem-vinda.  

Se quiser montar um cantinho especial para as pessoas tirarem os sapatos, deixe também um banquinho para facilitar a troca de calçados ao chegar e sair.  

Para saber mais sobre o setor de cama, mesa e banho, siga Instagram e Facebook da Camesa e fique por dentro das novidades 

 

Queremos saber sua opinião!