Dicas praticas para decorar quarto infantil

desenvolva a independência e a organização das crianças

Detalhes da decoração deixam o quarto infantil mais acolhedor

Decorar o quarto infantil não é uma tarefa das mais fáceis, mas pode ser extremamente estimulante. Se os adultos trabalham, descansam e dormem em diferentes cômodos da casa, as crianças fazem quase todas as suas atividades em seus quartos. Só por isso, é possível entender tamanha a importância em proporcionar um ambiente acolhedor e que reflita a personalidade dos pequenos.

Na hora de escolher a decoração, converse com seu(sua) filho(a) e ouça quais são seus desejos, dúvidas e até medos. Estas informações serão fundamentais na hora de montar o quarto.

Se a criança for muito pequena para dar sugestões e já ter definidas estas características, opte por elementos que a façam entender noções sobre espaço, cores e formas. Evite produtos que soltem peças ou que tenham cheiro forte de tinta. Com relação aos móveis, como cama, armários e guarda-roupa, pense em opções que desenvolvam a independência e a organização dos pequenos.

Dessa forma, é possível fazer com que o quarto se torne o cômodo favorito das crianças na casa, incentivando que elas se sintam mais seguras, confortáveis e relaxadas.

“Crie um espaço para a criança liberar a criatividade, seja uma mesinha com cadeirinhas ou até quadros negros instalados nas paredes.”

Dicas práticas para organizar o quarto infantil

Pense nas camas

Mesmo que o quarto seja para apenas uma criança, prefira um beliche ou uma cama com uma opção auxiliar. Essa cama extra será útil para receber os colegas da escola ou os primos para a noite do pijama. Além disso, roupas de cama com cores ou personagens do gosto do(a) pequeno(a) tornará o lugar mais agradável.

Use prateleiras

Para facilitar a organização, use prateleiras. Elas podem ser feitas de vários tamanhos e modelos, inclusive temáticas, servindo para decorar, organizar e aproveitar os espaços.

Iluminação e cortinas

Escolha deixar ao lado da cama um abajur, isso garante que, se necessário, a criança possa acender uma luz sem levantar da cama. Outra opção também válida é ter uma lâmpada noturna, com uma luz mais fraca.

As cortinas também são importantes não apenas para protegê-los da luminosidade externa, mas também para dar a privacidade necessária para que as crianças possam sentir que têm o seu próprio espaço dentro de casa.

Nichos e baú organizador

Os nichos são ideais para organizar o quarto das crianças, pois servem para manter tudo arrumado e também para decorar, assim como os baús, que se encaixam nos cantos do quarto para ocuparem menos espaço.

Espaço da criatividade

Crie um espaço para a criança liberar a criatividade, seja uma mesinha com cadeirinhas ou até quadros negros instalados nas paredes.

Acompanhe nosso Instagram e Facebook e saiba as novidades sobre dicas de decoração.

Queremos saber sua opinião!