Neste ano, a Camesa completa 40 anos de existência, se consolidando como uma das maiores empresas do segmento de cama, mesa e banho.
Fundada em 1980 por Ralf Hakim, em parceria com Rahmo Shammah, a empresa apresenta um portfólio completo de produtos voltados ao setor no mercado nacional.
“Começamos fabricando toalhas de mesa e colchas de renda. Hoje, possuímos mais de 2.000 produtos em toda a linha, das mais diversas cores e estampas, divididos entre itens de cama, mesa, banho, decoração e limpeza”, comenta o diretor da marca, Alberto Hakim.
Amplo portfólio
Ao longo de sua trajetória, investiu nas mais diversas e completas tendências de moda casa, trazendo ao Brasil produtos acessíveis a todos os públicos, sempre visando melhorar e otimizar a qualidade de vida do consumidor.
“O nosso catálogo disponibiliza itens que atendem às necessidades dos brasileiros, com tecnologias de última geração e materiais exclusivos para deixar a rotina da casa mais prática. Dentre eles, lençóis, colchas, edredons, cobertores, toalhas e panos de cozinha. Além disso, possuímos várias outras linhas: Camesa Baby, feita com o maior cuidado especialmente para os nossos clientes recém-chegados; Hotel Selection, destinada ao mercado de hotelaria e hospitalidade; e Panorama, um braço da empresa que comercializa matérias-primas para o segmento”, completa.
Ao todo são 30 milhões de peças vendidas por ano, produzidas em um parque fabril de 30.000 metros quadrados, por 350 colaboradores diretos e 500 colaboradores indiretos. A fábrica e a tecelagem estão localizadas em Guarulhos (SP), e o principal centro de distribuição fica em Itajaí (SC).
Lado a lado com a tecnologia
Com 50% da produção nacional e a outra metade oriunda do exterior, a Camesa foca em inovação, trazendo o que há de mais moderno para o consumidor brasileiro, como o travesseiro Neo Prime, que é desenvolvido com a tecnologia Ecopluma® e oferece total conforto sem a exploração animal, apenas reproduzindo a sensação da pluma de ganso. “Aliar tecnologia e inovação é um dos nossos principais objetivos. A missão é oferecer produtos de qualidade com o melhor custo-benefício ao consumidor”, ressalta Alberto.
Entre as inovações, também estão a Nanosoft e a Maxidry, tecnologias exclusivas que utilizam nanopartículas capazes de penetrar no interior da fibra de algodão, resultando em toalhas com alto teor de maciez e maior capacidade de absorção. Outra novidade é a tecnologia SecaMais, que absorve mais de seis vezes o peso do produto em água, garantindo uma secagem ainda mais rápida.
Atenta às novas tecnologias e às últimas tendências internacionais da moda casa, a Camesa oferece produtos acessíveis a todos os públicos, melhorando e otimizando a qualidade de vida do consumidor.
Camesa Social
Sensibilizada com as dificuldades das populações carentes e com senso de responsabilidade social, a marca prioriza ainda o auxílio aos mais necessitados. “É uma coisa natural, que acompanha a Camesa desde a sua fundação. Possuímos uma grande lista de projetos sociais que são assistidos todos os anos. Internamente temos o INFINEAT, que coleta desperdícios de alimentos e realiza a distribuição a entidades pouco assistidas. O projeto atua junto a estabelecimentos como supermercados, hortifrútis, fábricas, entre outros, recolhendo qualquer alimento próprio para o consumo e levando para quem mais precisa”, complementa.
As doações são feitas tanto com produtos quanto monetariamente. “Semestralmente realizamos uma reunião com as pautas e instituições que iremos ajudar durante o ano. Os temas mais frequentes são educação, assistência social e assuntos religiosos”, finaliza.
Com o objetivo de levar produtos de moda casa para todas as classes sociais, com preço acessível, coleções criativas e produtos inovadores, a Camesa segue seu trabalho com brilho nos olhos para entregar o sonho de renovar a casa dos brasileiros em qualquer canto do país.