A Páscoa está chegando e com ela, aquela vontade de poder abusar de um dos alimentos mais amados do mundo: o chocolate! Seja no tradicional formato de ovo, em barra ou bombom, o sabor sem igual desta preciosidade nos deixa com água na boca só de pensar! Ao mesmo tempo a preocupação com as calorias também está presente! Mas sabia que, na medida certa, dá pra comer chocolate todo dia e ainda obter benefícios para a saúde?
Uma das principais vantagens do chocolate é justamente o valor calórico alto, que consegue energizar o organismo rapidamente. Uma barrinha de 30g possui em média 120 caloria. O recomendado é que você coma o seu pedaço ainda pela manhã ou até a hora do almoço, para que estas calorias sejam queimadas durante o dia. Comendo de noite, próximo do repouso, a chance deste chocolate ser armazenado em forma de gordura no seu corpo é muito grande.
Além disso, o chocolate possui uma grande quantidade de antioxidantes flavonoides, ótimos para a boa circulação sanguínea, o que reduz as chances de derrame cerebral e infarto, já que estimulam os músculos cardíacos e previnem o câncer. Também possuem serotonina, que promove a sensação de bem estar e teobromina, que estimula o sistema nervoso central.
É claro que nem todos os chocolates possuem os mesmos benefícios, eles são intensificados ou diminuídos de acordo com a composição de cada um. Mas mesmo assim, todos possuem suas particularidades.
Chocolate Branco
É o mais prejudicial de todos, por não conter cacau e sim uma maior quantidade de açúcar e gordura. No entanto, ele não possui cafeína o que se torna uma vantagem principalmente para aqueles que não abrem mão de comer chocolate, mas não podem consumir cafeína depois de um determinado horário.
Chocolate ao Leite
O mais tradicional do mercado, possui menos de 40% de cacau, misturados ao leite e açúcar. Ele possui menor quantidade de gordura hidrogenada na composição, por isso, torna-se menos calórico que o branco e mais saudável.
Chocolate Diet
Este é ideal para os diabéticos, já que não contém um grama sequer de açúcar. Mas não se engane: por não conter açúcar, a quantidade de gordura em sua composição é maior (em alguns casos, chega a 75%). Então, se não é diabético, tente não consumir este tipo de chocolate, terrível para quem está tentando perder peso.
Chocolate meio amargo ou amargo
É considerado chocolate meio amargo aquele que possui de 40 a 55% de cacau em sua composição, enquanto o amargo, de 60 a 85%. Apesar de não serem tão doces assim, são os que apresentam os maiores benefícios para a saúde. E fica a dica: quanto maior o teor de cacau no chocolate, mais saudável ele é. Além disso, por possuírem menos açúcar e gordura, são ideais para o emagrecimento. Aliás, o chocolate amargo beneficia até os diabéticos: devido a esta baixa quantidade de açúcar, são recomendados por alguns médicos. Mas, caso seja diabético, antes de consumidor o produto, consulte um especialista, ok? Só ele poderá analisar o seu caso.
Por fim, o chocolate amargo ainda possui várias propriedades que favorecem o fortalecimento cardíaco e a circulação sanguínea, auxiliando no controle da pressão arterial. Também estimulam o sistema nervoso central, aumentando o bem estar e até prevenindo o envelhecimento. E o melhor de tudo é saber que para ter todos os benefícios do chocolate amargo basta comer um quadradinho de chocolate por dia, cerca de 6g.
Pronto! Agora que você já sabe tudo sobre chocolates para essa Páscoa, é hora de pensar no almoço com a família e a Camesa te ajuda: corre lá na nossa linha de roupas de mesa e eleja uma das toalhas da linha Neo Jacquard para o almoço deste dia. E de mimo, nossa linha “Pano Dizeres” tem uma peça feita exclusivamente para quem ama chocolate! Não deixe de conferir e se inspirar!